Artigo do vereador José Luiz Queiroz - "O momento exige atitude firme contra a corrupção"

por admin publicado 25/05/2017 15h58, última modificação 17/11/2017 12h34

Os brasileiros não agüentam mais pagar a conta da corrupção generalizada. A Política - com P maiúsculo - deixou de ser uma forma de administrar o interesse público e passou a ser uma fonte de enriquecimento pessoal ilícito. O povo se depara todos os dias no noticiário com "políticos", que na verdade são bandidos disfarçados de homens públicos, que se lambuzam nas benesses do poder por meio de esquemas criminosos. A operação Lava-Jato demonstra isso. Apesar de vivermos um momento bastante crítico na vida pública nacional, não é hora de permitir que o desânimo e a desesperança permeiem nossas vidas. Pelo contrário, é hora de união entre as pessoas dispostas a construir um Brasil diferente, sustentado em um novo patamar ético, voltado para a busca de soluções responsáveis e transparentes. O país jamais precisou tanto dos brasileiros como agora. Mais do que nunca, é hora de acreditar e trabalhar pelo Brasil. A crise é não só política e econômica, mas também moral e de confiança no Estado. A palavra e a conduta da vez é Atitude. Os brasileiros estão cansados de belos discursos e ações medíocres e/ou ilegais. A renovação da política, dos seus métodos e dos seus quadros será o caminho para colocar o país novamente no rumo certo. A geração de políticos que participou ativamente da redemocratização do país nos anos 80, e que deram sua contribuição, já não atende o anseio dessa nova sociedade. Uma sociedade na qual os cidadãos estão conectados em rede e exigem absoluta transparência nos processos e decisões públicas. Uma sociedade que demanda resultados ágeis e concretos do poder público. Um Brasil onde não haja espaço para a confusão proposital entre o público e o privado. E, principalmente, o nosso povo clama por  um Estado que forneça serviços públicos de qualidade e políticos honestos, já que carrega sobre os ombros uma altíssima carga de impostos que onera todas as famílias. Além disso, a população cobra o fim dos privilégios, o enxugamento e a profissionalização da máquina pública e o absoluto respeito e austeridade com a gestão do dinheiro público. O que era para ser uma obrigação desde sempre, tornou-se uma exceção nas práticas políticas atuais. Com efeito, essa mudança de conduta é o mínimo a se exigir de uma classe política que represente de fato os interesses do povo. A boa notícia, sim ela existe, é que as mudanças dependem de nós. O voto responsável é a única esperança de construir uma sociedade mais justa, equilibrada, livre e transparente. O voto é a forma como podemos aposentar os políticos que não tem compromisso com o Brasil. O homem público corrupto ou incompetente, caso não tenha votos, perde força e deixa de participar das decisões políticas do país. É por isso que nós não podemos terceirizar a responsabilidade de escolher pessoas que trabalhem exclusivamente voltadas a atingir o interesse público nacional. Acredito que não é hora de desistirmos do Brasil.

José Luiz Queiroz (PSDB) é vereador da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Marília