Município enfrenta frustração orçamentária ao longo de 2015, mostra audiência pública

por admin publicado 26/02/2016 19h02, última modificação 17/11/2017 12h32

Audiência pública da Secretaria Municipal da Fazenda realizada na manhã desta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, mostrou que ao longo de 2015 o municípo passou por uma frustração orçamentária próxima da ordem de R$ 40 milhões. Transmitida ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, a audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Marília e foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB). Os vereadres José Bassiga Goda (PHS), Delegado Damasceno (PSDB), Cícero do Ceasa (PT), José Expedito Capacete (PDT), Samuel da Farmácia (PR), Silvio Harada (PR) e a vereadora Sônia Tonin (PSC) participaram e, ao final das explanações dos secretários municipais Rodrigo Zotti, da Secretaria Municipal de Economia e Planejamento, e Sérgio Moretti, da Fazenda, apresentaram considerações e indagações relevantes. A participação dos vereadores foi elogiada tanto pelo secretário Zotti, quanto pelo presidente da Câmara Municipal de Marília, Herval Rosa Seabra. Público presente pôde apresentar perguntas, após inscrição na mesa.

Na avaliação de Herval Seabra a audiência pública consistiu em um momento muito esclarecedor, demonstrando toda a preocupação do prefeito municipal Vinícius Camarinha (PSB) e de sua equipe administrativa em gerir as contas públicas com bastante lisura e transparência. "Mesmo com a situação econômica do Brasil se agravando mês a mês, ficou constatado nesta audiência, o grande esforço do prefeito Vinícius Camarinha e da sua equipe econômica em manter as receitas e despesas do município em ordem. Sabemos que as dificuldades são imensas, principalmente com a queda nos repasses de recursos, mas atual adminstração municipal tem conseguido arcar com os gastos públicos e priorizar os seus investimentos", declarou o presidente do Poder Legislativo.

"A audiência foi produtiva, vários questionamentos, inclusive colocações construtivas, à qual o prefeito Vinícius vem acompanhando desde o início de sua gestão. E, por determinação dele, estamos realizando um total controle das despesas e dos gastos. É uma preocupação do prefeito em fazer os cortes, mas sem que isso prejudique a população", analisou o secretário Rodrigo Zotti, da pasta de Economia e Planejamento. Zotti observou que a frustação de receita, na ordem de quase R$ 40 milhões em 2015, resultou num custeio com recursos próprios, diminuindo a capacidade de investimentos. "Isso impacta na repercussão necessária de obras, na construção de benfeitorias na qual a população tanto clama. Nossa máquina tem um custeio muito elevado, então nós estamos tentando equacionar todas estas despesas", analisou.