Câmara realiza workshop de fotografia e vídeo produzidos por celular

por admin publicado 26/07/2017 15h50, última modificação 17/11/2017 12h34
A ideia é promover melhoria na qualidade do material captado e distribuído aos veículos de comunicação e redes sociais

Foi realizado nesta terça-feira, 25, no auditório Nassib Cury (Câmara de Marília) o primeiro Workshop de fotografia com celular, destinado a assessores parlamentares.

No workshop foram apresentadas noções básicas de fotografia e de como utilizar os recursos dos aparelhos celulares, na hora de fotografar e gravar vídeos. "Atualmente as mídias sociais são essenciais para divulgação de qualquer atividade. A política é uma delas. A vantagem das redes sociais é que elas permitem o diálogo entre o agente político e o cidadão. Antes da internet, o que existia era um monólogo. Com a possibilidade de interação, a política tem avançado em sua essência: atender o bem comum. É isso que o ocupante do cargo político deve ter em mente. Por isso, o curso foi essencial para garantir a qualidade da informação passada ao cidadão", disse Raquel Brabo, assessora parlamentar do vereador José Luiz Queiroz (PSDB).

Durante o curso, o fotógrafo oficial da Câmara, Will Rocha, ensinou aos participantes as regras da fotografia, suas composições e elementos necessários para sua realização. "Nós procuramos passar a eles os princípios básicos da fotografia. Muitas vezes, não é possível acompanharmos todos os vereadores, ao mesmo tempo. Por isso, estamos preparando seus assessores para que, em nossa ausência, registrem o momento com imagens de qualidade, que possam ser utilizadas por todos os veículos de comunicação", explicou Will Rocha.

A iniciativa da realização do curso, partiu da presidência da Câmara, que pretende ainda oferecer outros minicursos, voltados para a produção de conteúdo digital e media training. "Nossa intenção principal é de oferecer aos assessores parlamentares a capacitação para elaboração de material de divulgação, como também, a produção de fotos e vídeos, com o celular, que hoje é um meio tecnológico que oferece todas as condições para ser utilizado, neste setor. Em breve, iremos desenvolver também outros cursos de capacitação sobre como trabalhar com as redes sociais, já que elas são, atualmente, os canais mais rápidos de comunicação entre o vereador e a população", disse o presidente da câmara, Delegado Wilson Damasceno.

Para o assessor parlamentar do vereador Maurício Roberto (PP), Mário Rui, as técnicas aprendidas servirão para embasar seu trabalho de assessoria. "Nosso trabalho é promover a imagem do vereador de uma maneira positiva. Comunicar e dar transparência aos trabalhos que ele desenvolve é necessário. Para nós, que não temos essa noção técnica, a iniciativa deste workshop foi muito importante", enfatizou.

Júlia Costa, assessora do vereador Mário Coraíni Júnior (PTB), elogiou a iniciativa e disse que o aprendizado servirá para todas as atividades. "Achei o workshop muito interessante, aprendemos técnicas de iluminação e centralização que não tinha conhecimento e vão ser de grande valia tanto para a assessoria parlamentar como fora dela".