Herval faz projeto para sinalizar orelhões visando acessibilidade de cegos e deficientes visuais

por admin publicado 27/05/2014 11h12, última modificação 17/11/2017 12h26
Aprovado na sessão ordinária de 26 de maio, por unanimidade, o Projeto de Lei do vereador Herval Rosa Seabra estabelecendo a obrigatoriedade das concessionárias do serviço de telefonia fixa promover a sinalização dos terminais telefônicos de uso público.

O objetivo é evitar acidentes envolvendo pessoas com deficiência visual e/ou cegas, uma vez que com a implantação da sinalização tátil de alerta anexo aos terminais telefônicos (orelhões) conseguimos orientar os deficientes visuais e/ou pessoas cegas, já que há relatos de frequentes incidentes em face da inexistência das adaptações devidas.

O vereador Herval explica que mesmo com a existência de leis que normatizem a sinalização oferecendo acessibilidade a todos, a ainda muito que se aprimorar. “Infelizmente estamos distantes da efetividade do conteúdo das leis que regulamentam a acessibilidade, e sem mecanismos que possam acionar judicialmente as concessionárias, não vemos cumprir de forma satisfatória suas obrigações”.

O projeto será encaminhado às comissões, logo após o prazo regimental de cinco dias para emendas.