Eficiência da Gestão - A tecnologia e a inovação precisam facilitar a vida do mariliense, afirma José Luiz Queiroz

por admin publicado 28/03/2017 15h14, última modificação 17/11/2017 12h33

Além de servir como canal de comunicação, app poderá melhorar a prestação de serviço público em Marília

Hoje em dia quase tudo se resolve com poucos toques. Isso porque grande parte dos serviços públicos e privados pode ser prestado por meio de aplicativos de celular. Bancos, restaurantes, lojas e até o poder público já disponibilizam os apps aos usuários de smartphones. Diante desta "facilidade" provida pelo avanço da tecnologia, o vereador José Luiz Queiroz (PSDB) sugeriu ao Executivo a criação de um aplicativo de celular que sirva como um canal direto entre a população e o Poder Público. Outro objetivo é tornar mais eficiente a prestação de serviços públicos do município.

A ideia do vereador é que a Prefeitura crie um sistema que permita ao mariliense solicitar serviços, tal como poda de árvores, conserto de vazamentos e tapa buracos, fazer reclamações e até dar sugestões. "A informação seria enviada diretamente, de forma ágil, para o setor responsável, desburocratizando o acesso do cidadão à prefeitura. Assim, será possível acompanhar a resolução do problema sem sair de casa", disse José Luiz. Outro objetivo do aplicativo é permitir à prefeitura diagnosticar e monitorar os problemas na cidade, visando maior agilidade e eficiência na resolução de problemas. "Precisamos usar as ferramentas que a tecnologia nos fornece, ainda mais pelo fato de Marília ter se tornado um pólo tecnológico do Centro Oeste Paulista".

Para o edil, a implantação de um aplicativo teria grande aceitação pelos marilienses. Reportagem veiculada pelo jornal Folha de São Paulo em abril do ano passado aponta que até 2018 o número de smartphones no Brasil poderá chegar a 236 milhões. Já a quantidade de dispositivos conectados a internet será de dois por habitante, alcançando 416 milhões de aparelhos. Ainda segundo a pesquisa, a expectativa é de que cada vez mais as pessoas busquem os smartphones para a resolução das demandas do dia a dia. "Pesquisas mostram a eficiência dos aplicativos de celulares. Tecnologia que pode, sim, ser adotada pelo Poder Público municipal", comentou José Luiz Queiroz.