Projeto de Sônia Tonin que institui doulas em salas de parto é aceito como objeto de deliberação

por admin publicado 28/04/2016 12h04, última modificação 17/11/2017 12h32

Projeto de Lei da vereadora Sônia Tonin (PSC) que autoriza a presença de doulas em maternidades e hospitais públicos e privados foi aceito em plenário como objeto de deliberação na sessão ordinária de segunda-feira, dia 25. Agora a matéria está tramitando pelo Legislativo, inclusive pode receber Emendas. Após o prazo de emendas, será apreciada pelas comissões específicas. Doulas, conforme explicou a vereadora Sônia Tonin, vem do grego e significa ?mulher que serve? e consiste na profissional apta para assegurar suporte emocional às parturientes.

"São pessoas responsáveis por dar suporte físico e emocional a mulheres antes, durante e depois do parto. Através de tratamentos terapêuticos, como a utilização de óleos e essências fitoterápicas, recomendações de prática de exercícios e massagens, além de instrução de técnicas de relaxamento e respiração, a doula promove a saúde psicológico-afetiva da mãe e a sua ligação com a criança", detalhou a vereadora. A matéria legislativa teve aprovação unânime e sua votação em plenário foi acompanhada por diversas gestantes, mães e algumas doulas. Uma das gestantes presentes, Bárbara Otre, relatou que é comum em Marília algumas equipes médicas tentarem impedir a presença de doula. "Isso ocorre, muitas vezes, em hospital particular. A doula é uma profissional capacitada, contratada pela gestante e que acompanha todo o parto para dar um suporte emocional", destacou. O projeto de Lei n.º 32/2016, de Sônia Tonin, autoriza a presença da profissional nas maternidades e hospitais, sempre que solicitadas pela parturiente.

Conforme estabelece a matéria, e que poderá se tornar lei caso aprovada em dois turnos como processo concluso, a presença da doula é independente da presença do acompanhante permitido pela Lei Federal 11.108/20015. Bárbara Otre, que esteve na sessão de segunda-feira, está no oitavo mês da gestação. Ela comentou que solicitará a presença de doula para a chegada de Raul. "A doula também ajuda a dar suporte emocional ao pai, que está acompanhando o parto da esposa", concluiu a gestante.