Lei do vereador Bassiga Goda inclui Afrofest no calendário oficial do município

por admin publicado 29/09/2015 16h54, última modificação 17/11/2017 12h31
 Os vereadores de Marília aprovaram na última segunda-feira, dia 29, projeto de Lei de autoria do vereador José Bassiga Goda (PHS) que inclui no calendário oficial do município a realização do Afrofest. Integrantes do movimento compareceram à sessão ordinária e elogiaram a aprovação da matéria. “O projeto Afrofest é uma iniciativa do grupo Afrofest, realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e tem correalização da equipe Afrofest, que idealizou o evento”, explicou o vereador Bassiga Goda. A programação inclui atividades culturais, desfile para a escolha do Mister e Miss Beleza Negra, workshops sobre a história afro-brasileira, ações culturais e atividades gastronômicas. Pela Lei de Bassiga Goda, o Afrofest será celebrado no primeiro sábado de novembro. “O evento cultural é sem fins lucrativos com caráter educativo, social e de beleza que tem por objetivo valorizar a diversidade étnica e sociocultural, ressaltando toda a importância do negro”, frisou o autor do projeto de Lei.

“Quando um evento é incluindo na data comemorativa do município, no calendário oficial da cidade, sua realização se torna obrigatória. Para nós, tanto do Afrofest, quanto da Secretaria Municipal de Cultura, é um grande ganho. Um ganho para toda a comunidade negra. Este evento não trata só da beleza, mas sim da valorização do negro enquanto cidadão. É o empoderamento do negro na sociedade e em todos os lugares porque nós temos a consciência da nossa importância na construção do Brasil”, analisou a integrante da equipe Afrofest e coordenadora da Secretaria Municipal de Cultura, Denise Campos Justino, que acompanhou a aprovação do projeto de Lei de autoria do vereador José Bassiga Goda.