Vereadora Professora Daniela ressalta as garantias educacionais do atendimento à solicitação de professores da rede municipal

por admin publicado 31/01/2017 14h34, última modificação 17/11/2017 12h33

A vereadora Professora Daniela Alves (PR), que na manhã desta terça-feira, dia 31, cooperou com a intermediação no encontro entre educadoras da Rede Municipal de Ensino e o Prefeito de Marília Daniel Alonso (PSDB), ressaltou que, a manutenção dos critérios da atribuição da jornada complementar - alicerçada nos artigos da legislação atual - proporcionará ganhos educacionais aos estudantes. Segundo a vereadora, a decisão afasta qualquer risco de substituição de docente no mesmo ano letivo. "Quero parabenizar a nova administração municipal pelo diálogo e por esta abertura democrática. Tivemos um momento com o prefeito Daniel Alonso e sua equipe técnica onde todos expuseram seus pontos de vista".

De acordo com a avaliação da vereadora, que é educadora da Rede Municipal de Marília, quem tem a ganhar com a decisão do prefeito Daniel Alonso são as próprias crianças. "Se houvesse mudança no critério da atribuição para a dobra, nossos estudantes passariam por um período muito difícil, pois, em um curto espaço de tempo ocorreria trocas de professores".

A vereadora informou que, durante o encontro realizado no auditório do segundo andar do Paço Municipal, o Prefeito Daniel Alonso e integrantes de seu governo - incluindo o Secretário Municipal da Educação, Roberto Cavallari, Secretário Municipal da Fazenda, Levi Gomes, Secretário Municipal da Administração, Alcides Faneco, e o Procurador Jurídico Alysson Souza e Silva - anunciaram a preparação de um concurso público para provimento de cargos de professores na Rede Municipal e, como é comum a vacância mesmo após a realização de concurso, a realização de processo seletivo como novo critério para as atribuições da chamada dobra.

"Vejo que o prefeito Daniel Alonso teve uma postura coesa e estou muito feliz com esta decisão, justamente porque alcançamos um resultado importante para os servidores da Educação", considerou. A legisladora municipal reiterou que as reivindicações dos professores da rede municipal foram atendidas, principalmente na manutenção dos vínculos com os estudantes, e no aperfeiçoamento dos critérios dentro de um período de adaptabilidade da categoria. "Estive aqui nesta manhã justamente para lutar pela bandeira da Educação e, além desta questão específica, outros assuntos foram abordados, como as aulas de Inglês, a Educação Especial e Reforço".

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) reforçou que os novos critérios que serão estabelecidos a partir de processo seletivo para a substituição só terão validade em 2018. "Justamente para que não causemos quaisquer prejuízos para as crianças que, em menos de um ano, teriam de dois ou três novos professores, afetando o vínculo e a aprendizagem".