Comissão dos Registros Históricos abre mostra que presta homenagem ao 1º arquiteto de Marília

por admin publicado 31/03/2017 17h41, última modificação 17/11/2017 12h33

O primeiro arquiteto de Marília é tema da mostra que a Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília organiza a partir deste sábado, dia 1º de abril, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA). 'A Arquitetura Pioneira de Miguel de Souza e Silva' será inaugurada às 10 horas deste sábado e integra as comemorações do 88º aniversário da cidade. Miguel de Souza e Silva, que entre os anos de 1960 e 1963 exerceu o cargo de vice-prefeito de Marília, foi o primeiro arquiteto a residir na cidade. De acordo com seus familiares, Silva consistiu também no primeiro profissional da Arquitetura a desenvolver atividades na região da Alta Paulista. De acordo com o filho do homenageado, o também arquiteto Miguel Sampaio de Souza e Silva, seu pai nasceu em Mococa, no Estado de São Paulo, em 1º de abril de 1908, e faleceu em 23 de outubro de 1982. "Ele se formou na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1932, contudo só recebeu o diploma em 1933, por causa da Revolução Constitucionalista", lembrou. Embora tenha vivido no Rio de Janeiro, onde cursou Arquitetura, Miguel Silva lutou na revolução pelo lado paulista, seu Estado natal. A pedido do então prefeito de Marília, Nelson Carvalho, Miguel Silva se mudou para Marília no ano de 1942. "Naquela oportunidade, ele começou a fazer a reforma da Praça Maria Izabel", contou o filho. Miguel Silva foi o primeiro arquiteto de Marília e o primeiro entre todas as cidades da Alta Paulista. "Depois que se mudou para cá, nunca mais saiu de Marília onde fez centenas de obras, incluindo residências, o Colégio Cristo Rei que projetado para o Ginásio São Bento". A mostra será aberta no dia 1º, às 10 horas, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA), localizada na rua Mecenas Pinto Bueno, n.º 1207. Público poderá conhecer os projetos arquitetônicos de Miguel de Souza e Silva através de fotos e painéis.