34ª Noite dos Pioneiros homenageará fotógrafos de Marília, informa vereador Cícero do Ceasa

por Ramon publicado 21/03/2019 16h29, última modificação 21/03/2019 16h29
Os primeiros profissionais da fotografia e fotógrafos que acompanharam a evolução da cidade estarão no centro das atenções dos Registros Históricos

Comissão dos Registros Históricos se reuniu na terça-feira, dia 19

O vereador Cícero do Ceasa (PV), presidente da Comissão dos Registros Históricos, informou nesta quinta-feira, dia 21, que o tema da 34ª Noite dos Pioneiros será os fotógrafos. “Estamos organizando esse evento, que, tenho certeza, irá entrar para a história da cidade. Isso porque a 34ª edição da Noite dos Pioneiros prestará homenagem aos nossos fotógrafos. O tema será ‘Marília através de seus fotógrafos pioneiros’ e, através do olhar dos primeiros fotógrafos da cidade e daqueles que acompanharam a evolução do Município, as apresentações e números da Noite dos Pioneiros serão inspiradas”, disse Cícero do Ceasa, vice-presidente do Poder Legislativo.

O parlamentar municipal comunicou também que neste ano a Noite dos Pioneiros ocorrerá em 13 de junho, às 20 horas, no Teatro Municipal. “Quero destacar o empenho de todos os membros da Comissão dos Registros Históricos, que sempre trabalham para proporcionar tanto o resgate das histórias da nossa gente, quanto a preservação da nossa memória”, considerou o vereador e presidente dos Registros Históricos.

Um dos acervos que servirá de base para a criação do espetáculo, que contará com músicos e vários artistas, é o da Comissão dos Registros Históricos, criada no ano de 1983 pelo então vereador e presidente da Câmara Municipal de Marília, Aldo Pedro Coneglian. A primeira edição da Noite dos Pioneiros ocorreu em 1984 e, desde então, anualmente o evento se repete, sempre transmitindo fases da história de Marília e sua gente.

Conforme observou a bibliotecária e membro dos Registros Históricos, Wilza Aurora Mattos, muitas imagens, inclusive as históricas, vão servir de base para as apresentações artísticas. Aliás, a ideia da comissão e recriar algumas cenas no palco do Teatro Municipal. “Os fotógrafos foram fundamentais para ajudar a contar a história de nossa cidade, bem como suas fotos contribuíram para reconstruir das fases da trajetória de Marília”.