Acessibilidade e mobilidade. Vereador Coraíni encaminha novos requerimentos.

por Ramon publicado 22/10/2019 12h23, última modificação 22/10/2019 12h23
“A realidade da nova configuração desta zona urbana mista, residencial e comercial, exige do município respostas para situações que antes não existiam, são fatos benéficos", afirmou o legislador Márcio Coraíni Júnior

A transferência da UBS Cascata para a Rua Cláudio Manoel da Costa  trouxe aos usuários maior comodidade e modernização dos serviços na área da saúde municipal. A nova sede da UBS se integra ao conjunto urbano de clínicas e consultórios médicos que estão próximos da sede da Santa Casa de Misericórdia de Marília e o bairro vem ganhando novos serviços e maior movimento de pessoas e veículos, porém também necessita de maior planejamento de acessibilidade e mobilidade.

De olho nesta questão o vereador Mário Coraíni Júnior (PTB), atendendo a pedidos que chegaram ao seu gabinete por meio de telefonemas e solicitação de visitas in loco, encaminhou nesta semana duas solicitações ao Exmo. Prefeito Municipal de Marília: um novo ponto de ônibus e estudos de mobilidade e fluxo de veículos.

O vereador destaca que a Rua 21 de Abril, localizada atrás da Santa Casa de Marília se tornou um dos principais corredores de escoamento do trânsito pra quem vem da zona oeste da cidade, inclusive, com preferencial de acesso na rotatória localizada na Avenida Cascata. A via é estreita e permite estacionamento dos dois lados, e conta em toda sua extensão com clínicas médicas, estabelecimentos comerciais de vários segmentos e prestadores de serviços, central de ambulâncias, Pet Shop e ainda as residências familiares que necessitam de acesso em suas garagens.

Coraíni entende que o crescimento de negócios ligados à saúde nesta região é um fato natural em razão da polarização gerada pela Santa Casa. Na sua avaliação outro fato que se consolida é a tendências dos profissionais médicos transferirem seus consultórios  para imóveis na mesma região. E assim, no ditado popular, uma coisa puxa outra. Sobre estas mudanças ele comenta: “A realidade da nova configuração desta zona urbana mista, residencial e comercial, exige do município respostas para situações que antes não existiam, são fatos benéficos.Tanto que atraiu a atenção de tradicional empresário do setor gastronômico que já iniciou obras de reforma em prédio que vai abrigar renomado restaurante da cidade.”

Diante deste novo cenário o vereador solicita para a Prefeitura Municipal promover estudos no sentido de harmonizar interesses da comunidade residente com a esta nova realidade e propor soluções. Como por exemplo no melhor planejamento urbano que é peça fundamental no desenvolvimento sustentável, garantindo a boa convivência entre moradores e usuários da rede de saúde que tem alta demanda durante o horário comercial. Estacionar nesta região vem se tornando cada vez mais difícil.

Neste mesmo contexto o vereador solicita a instalação de ponto de ônibus de transporte urbano na Av. Vicente Ferreira, imediações da entidade Asilo São Vicente de Paulo, com vistas a facilitar o acesso dos usuários da Santa Casa e da nova UBS. Na atualidade o ponto mais próximo está localizado adiante da portaria principal da Santa Casa o que exige dos usuários da UBS uma boa caminhada.