Estudantes conhecem funcionamento do Legislativo mariliense
Alunos da Escola Orbe no plenário; vereador Élio Ajeka explicou sobre sessões ordinárias e crianças fizeram simulação de votação (Fotos: Will Rocha)
Alunos do 5º ano A da Escola Orbe participaram nesta quarta-feira, dia 19, de visita monitorada ao Legislativo mariliense. A atividade é uma iniciativa da Escola do Legislativo e a ideia é abrir as portas da Câmara para que as crianças conheçam como é o seu funcionamento. “A proposta, além de formar cidadãos mais conscientes, mostrando como funciona e quais são as atribuições do Legislativo, é reforçar que esta Casa que é um espaço aberto para o debate de ideias”, destaca a bibliotecária e coordenadora da Escola do Legislativo, Karenina Machado.
Os estudantes foram recepcionados pelo vereador Élio Ajeka (PP), primeiro secretário da Mesa Diretora, que explicou sobre as sessões, o número de vereadores e fez uma dinâmica, simulando a votação de um projeto de lei. O tema escolhido pelos 22 estudantes de nove a 10 anos foi o uso de celular nas escolas. Cada um deles fez uma sugestão e, ao fim, houve a votação, com dois votos contrários à proposta elaborada por eles. “É muito importante que as crianças tenham informação, que conheçam o funcionamento do Legislativo, do Executivo. A dinâmica foi feita para que elas entendessem qual a função do vereador e fiquei encantado com a participação ativa, debateram, argumentaram e deram suas opiniões. Quem sabe dessa visita saia um futuro vereador e prefeito. É fundamental que conheçam como são feitas as políticas públicas do município”.
Lorena Malaquias Marques, de nove anos, destacou que gostou do que viu e aprendeu durante a visita monitorada. “Não conhecia o plenário e gostei muito. Isso é muito bom para conhecermos de perto como funciona, o que os vereadores fazem. Depois disso fiquei com vontade de saber mais sobre a Câmara”.
De acordo com a diretora pedagógica da Escola Orbe, Priscila Aparecida de Oliveira Moreira, o funcionamento do Legislativo é parte do conteúdo do currículo desenvolvido com os alunos, assim como os demais poderes. “Faz parte do conteúdo sobre a organização da cidade, qual a função de cada um dos poderes, do prefeito, do vereador, dos deputados e também do cidadão. É uma questão de cidadania, dos direitos e deveres que temos, para que criem essa consciência desde muito cedo”.
Os alunos conheceram a Câmara, a Sala Nasib Cury e a Biblioteca do Legislativo. Escolas que estejam interessadas em agendar as visitas monitoradas devem entrar em contato pelo telefone (14) 2105-2004 (WhatsApp).