Através do vereador Nardi, Câmara presta homenagens para as conselheiras tutelares

por Ramon publicado 15/01/2019 15h06, última modificação 15/01/2019 15h06
Ex-presidente do Poder Legislativo e ex-vice-prefeito municipal esteve nesta terça-feira, dia 15, na sede do Conselho Tutelar de Marília

O ex-presidente do Legislativo, vereador Luiz Eduardo Nardi, durante homenagem às conselheiras tutelares de Marília

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília, Luiz Eduardo Nardi (PR), esteve na manhã desta terça-feira, dia 15, na sede do Conselho Tutelar de Marília para entregar votos de congratulações para todas as conselheiras do órgão. Através de requerimento de autoria de Nardi, o plenário do Poder Legislativo aprovou homenagem para os agentes responsáveis pela proteção de crianças e menores em situação de risco.

Atualmente o Município possui dois conselhos tutelares, reunindo a atuação de 10 conselheiros. Eleitos para um mandato de quatro anos, os agentes trabalham diariamente, adotando sistema de plantão aos finais de semana, pontos facultativos e feriados. Pela atual legislação, o conselheiro tutelar pode disputar uma reeleição e, após um intervalo de quatro anos, tentar novo mandato. “Cuidar das nossas crianças, dos nossos adolescentes, que muitas vezes estão em situações vulneráveis, passando por momentos difíceis, consiste num ato nobre. Por isso, apresentamos estes votos de congratulações para todos os conselheiros tutelares, que se esforçam diariamente para garantir na prática o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA”, observou o vereador Luiz Eduardo Nardi.

Os votos de congratulações homenagearam as conselheiras Silvia Helena Ribeiro, Ana Paula da Silva Carmo, Rosemeire Moreno Leal, Suelaine Cristina Prado, Sandra Regina da Silva, Luciana de Oliveira, Liozina de Almeida, Maria Aparecida Amâncio Hontoya, Vanessa Isidio Teodoro Dias e o conselheiro Dario Aparecido Flauzino. Um dos atendimentos predominantes dos conselhos tutelares em Marília está relacionada à frequência escolar. “Faltas e evasão escolar são maiores no Ensino Fundamental II, envolvendo do 6º ano ao Ensino Médio. Os adolescentes deixam de ir às aulas, mas os pais e responsáveis, conforme estabelece o Estatuto da Criança e o Adolescente, têm suas obrigações. Inclusive, a lei determina medidas para os pais em situações de evasão escolar”, comentou a conselheira Luciana de Oliveira. Segunda ela, a partir do momento em que a criança e o adolescente deixam de frequentar o colégio regularmente, o direito à educação passa a ser violado.

“Os pais são chamadas, conversamos com eles e são aplicadas medidas de proteção”, informou. O motivo da ausência escolar, em alguns casos identificados pelos conselheiros de Marília, está associado ao consumo de entorpecentes. Em outros casos, o interesse pela internet e jogos eletrônicos desestimula a ida à escola. Mas existem casos também onde estudantes vítimas de bullying se sentem desencorajados e pedem para deixar os estudos. “Os pais alegam, geralmente, não conseguem fazer o adolescente ir para o colégio por conta de serem indisciplinados dentro de casa. Esse é o mais comum, inclusive os pais nos relatam que vai ao trabalho e prepara o filho para ir à escola, mas o adolescente acaba burlando a aula. Três situações são frequentes nestes casos: uso de drogas, desinteresse pela aula para se envolver com internet e jogos eletrônicos e os casos de bullying”, contextualizou a conselheira.

Durante a entrega dos votos de congratulações, as conselheiras agradeceram e fizeram questão de ler um texto em homenagem ao vereador Nardi e ao Poder Legislativo de Marília. “Às vezes um bater das asas de uma borboleta pode causar um furação, embora um tanto absurda, como já falamos, mas através de um simples gesto, nós conselheiros tutelares podemos mudar uma história. E esta história pode ser a de uma criança ou de um adolescente”. A homenagem do Legislativo, através do vereador Nardi, às conselheiras foi toda registrada pela equipe da TV Câmara.