Câmara apoia ação intersetorial de educação no trânsito

por Thais Helena Iatecola publicado 15/01/2025 15h33, última modificação 15/01/2025 15h33
Câmara apoia ação intersetorial de educação no trânsito

Encontro deu início ao programa 'Trânsito Seguro', que conta com apoio do Legislativo mariliense (Foto: Wilson Ruiz)

A união de esforços por um trânsito mais seguro é o mote do programa lançado no último dia 14 pela prefeitura que conta com a colaboração e o apoio do Legislativo mariliense. A ação tem como objetivo promover um debate intersetorial, envolvendo o poder público e a sociedade civil para a elaboração e o desenvolvimento de propostas que garantam a segurança viária e a educação no trânsito, sem penalizar o cidadão, como antes ocorria com os radares, suspensos pelo município.

Para o presidente da Câmara, vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), a Casa de Leis está alinhada à iniciativa e assume o compromisso de atender as demandas da população com responsabilidade. “A questão dos radares teve grande repercussão e vimos que não houve uma queda no número dos acidentes. Não somos contra a redução da velocidade, mas sim contrários à penalização da população. Estamos preocupados com a questão da prevenção e a Câmara está junto nesta luta”.

Danilo da Saúde ainda destacou que é necessário o levantamento dos locais com maior número de acidentes para intervenções pontuais e a criação de uma comissão intersetorial, que envolva todas as áreas do município, sociedade e órgãos de segurança pública para um trânsito mais consciente. “Uma grande frente para o enfrentamento deste problema, que é de saúde pública, e se reflete na ocupação de leitos e uso alto de recursos, e também de mobilidade”.

Os vereadores Wilson Damasceno (PL), Rossana Camacho (PSD), Sílvia Daniela D’Ávila Alves, a Professora Daniela (PL), Thiago de Souza Vasconcelos, o Thiaguinho (PP), Elio Ajeka (PP), Guilherme Fernandes dos Reis, Guilherme Burcão (DC), Wellington Corredato, o Batata (PP), Luiz Antonio Coneglian, o Chico do Açougue (Avante), João dos Santos Diniz Neto, o João do Bar (PSD), e Mauro Cruz (Solidariedade) estiveram presentes na solenidade de lançamento do programa, que vai envolver a Secretaria Municipal da Educação. Vanessa Isidio, chefe de gabinete, representou a vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), Maria Helena, o vereador Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), e Thaís Pompe o vereador Galdino Luiz Ramos Júnior, o Professor Galdino (Cidadania).

“É uma ação importante e parabenizo o prefeito pela iniciativa de abrir o diálogo com transparência, com a Câmara e todos os setores, além de envolver a educação. As crianças, como sabemos, são multiplicadoras e isso faz a diferença. Fiz uma proposta de que, se possível, os agentes de trânsito acompanhem algumas unidades escolares com fluxo maior de alunos durante a entrada ou saída deles”, ressaltou a vereadora Professora Daniela, que é vice-presidente do Legislativo.

Já o vereador João do Bar falou sobre a importância da grande mobilização para a construção de um trânsito mais seguro. “É fundamental que toda a sociedade esteja envolvida, que ocorram estudos técnicos e que as melhorias sejam construídas com a ajuda do povo. Sou contra a penalização da população, muitos chegaram a perder os carros com as multas que foram aplicadas pelos radares. É dessa forma que se constroem ações, em conjunto, não ‘goela abaixo’”.

Durante o evento “Trânsito Seguro”, o prefeito Vinicius Camarinha agradeceu o apoio do Legislativo na busca por melhorias. “Essa unidade com a Câmara é fundamental para enfrentarmos os desafios de Marília de frente. Um trabalho de união, de comunhão pelo bem da cidade e da população, não de rixa”.