Câmara de Marília é 1ª do Estado de São Paulo a adotar o Plano Diretor de Tecnologia Digital

por Ramon publicado 20/05/2019 10h38, última modificação 20/05/2019 10h38
Acordo de cooperação assinado entre o Poder Legislativo e a Fundação-Univem permitirá agilizar de forma on-line diversos serviços ao público
Câmara de Marília é 1ª do Estado de São Paulo  a adotar o Plano Diretor de Tecnologia Digital

Educadores do Univem na sala da presidência com Marcos Rezende

A Câmara Municipal de Marília iniciou na terça-feira, dia 14, algo inédito entre os Poderes Legislativos municipais do Estado de São Paulo: acordo de cooperação técnica para aperfeiçoar o processo de transformação digital dos serviços internos e externos do órgão público. O convênio com a Fundação de Ensino Superior Eurípides Soares da Rocha, mantenedora do Univem, o Centro Universitário Eurípides de Marília, foi assinado entre o presidente do Legislativo mariliense, Marcos Rezende (PSD), e reitor Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares na sala da presidência da Casa de Leis. Presenças de educadores do Univem, entre eles o professor doutor Elvis Fusco, pró-reitor de Tecnologia da Informação do centro universitário.

“O Poder Legislativo de Marília é o primeiro de todo o Estado de São Paulo a incluir um processo de transformação digital por intermédio de parceria com uma universidade”, ressaltou o pró-reitor Elvis Fusco. A partir de agora os pesquisadores e docentes da Fundação Eurípides ligados às Ciências da Computação e nas áreas de Tecnologia da Informação irão se debruçar para a composição do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, conhecido pela sigla PDTI. “O PDTI da Câmara Municipal de Marília será composto a partir de metodologia científica, que levantará todas as oportunidades de uso da tecnologia justamente para ampliar, melhorar e otimizar os serviços oferecidos pelo Poder Legislativo”, contextualizou Fusco. O plano incluirá serviços disponibilizados aos cidadãos e serviços internos desenvolvidos para a manutenção do órgão.

Na avaliação do reitor Macedo Soares, a Câmara Municipal de Marília sai na vanguarda e passa a ser protagonista do primeiro acordo de cooperação científica de Tecnologia da Informação (TI) do Estado de São Paulo. “Certamente, podemos considerá-la também uma das primeiras do Brasil a iniciar este trabalho. Ficamos felizes, porque a presidência da Câmara de Marília identificou no Univem, na Fundação Eurípides Soares da Rocha, o ambiente apropriado para dar início a este trabalho pioneiro”, observou.

O plano diretor será composto a médio prazo, entretanto tanto os pesquisadores do Univem, quanto a presidência do Legislativo entendem que algumas ferramentas on-line já poderão ser disponibilizadas ao público – tanto interno, quanto externo – muito em breve. “Estamos projetando o futuro, dando uma nova perspectiva para o aperfeiçoamento dos serviços que a Câmara presta aos cidadãos de Marília. Com o convênio, favorecemos inclusão digital e avançamos no fortalecimento digital”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Marília.

Marcos Rezende salientou ainda que o plano diretor digital consiste em mais um passo para que Marília alcance futuramente o reconhecimento de Cidade Inteligente, oferecendo uma série de atendimento ao cidadão em plataforma on-line e aplicativos para acesso imediato aos órgãos públicos. “Estamos consolidando a presença da Tecnologia da Informação neste ambiente de Poder Público que é a Câmara de Marília. Todo este trabalho também resultará em transparência, em mais eficiência e em total agilidade”, concluiu o vereador Marcos Rezende. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o convênio entre Câmara e Univem envolverá o centro de inovação tecnológica da universidade. “É a Tecnologia da Informação sendo utilizada para melhorar os serviços oferecidos à população”, considerou o pró-reitor de Tecnologia da Informação, Elvis Fusco.