Câmara de Marília entrega medalha de mérito cívico para médico Francisco Agostinho nesta 6ª

por Ramon publicado 27/06/2019 18h45, última modificação 27/06/2019 18h45
Homenagem é de autoria da vereadora Professora Daniela (PR). Solenidade será transmitida ao vivo a partir das 20 h pela TV Câmara

Momento do comunicado oficial ao médico Francisco Agostinho

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, a Famema, no ano de 1975, e com doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), Francisco de Agostinho Júnior, o doutor Agostinho, como é mais conhecido, receberá a medalha de mérito cívico 'Marília de Dirceu' em sessão solene programada para a noite desta sexta-feira, dia 28. A honraria é concedida para homens e mulheres que desenvolveram grandes feitos em prol da população de Marília. O projeto de Decreto Legislativo é de autoria da vereadora Professora Daniela (PR).

Doutor Agostinho é coordenador do projeto Amor de Criança, desenvolvido no ambulatório AME da Universidade de Marília (Unimar). A iniciativa oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes que sofrem de paralisia cerebral. Atualmente, 220 pacientes são atendidos semanalmente. “Recebemos crianças de todas as regiões do Estado de São Paulo e até mesmo de outras partes do Brasil”, informou o homenageado. A vereadora Professora Daniela (PR) considerou que a honra maior é da própria Câmara de Marília em reconhecer o mérito do doutor Agostinho, uma vez que o médico colabora para o desenvolvimento e a qualidade de vida de centenas de crianças. “Cada fase em que a criança atendida pelo projeto avança é celebrada, comemorada, pelo doutor Agostinho, este grande médico de nossa cidade”, afirmou a parlamentar. Nascido em Jaú, Francisco Agostinho decidiu cursar Medicina e no início da década de 1970 passou no vestibular da Famema. Até então, doutor Agostinho não se imaginava morando em Marília, cidade para onde veio justamente para cursar a faculdade.

Em 1975 se formou médico e passou a clinicar logo em seguida. Nunca mais se mudou de Marília. “É uma sensação indescritível, uma gratidão imensa receber tamanha honraria. Estou grato a Deus pelo reconhecimento, justamente por mais esta oportunidade e quero agradecer aos vereadores e a toda Câmara de Marília por este momento”, afirmou. A medalha de mérito cívico 'Marília de Dirceu' será outorgada ao médico Francisco Agostinho durante sessão solene programada para acontecer nesta sexta-feira, dia 28. Esta é a segunda honraria que o Legislativo de Marília entregará ao doutor Agostinho, pois em 2013, por iniciativa do ex-presidente da Câmara de Marília e atual secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, houve a outorga do título de Cidadão Mariliense ao pediatra. Casado com Marcela Beneditti de Agostinho, o homenageado tem três filhos (Francine, Raquel e Renato) e dois enteados (Luiza e Gabriel). Todo o atendimento desenvolvido pelo projeto Amor de Criança, no ambulatório da Universidade de Marília, é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o pediatra, algumas famílias de outros Estados, como do Nordeste, se mudaram para Marília por encontrar na cidade este atendimento especializado para seus filhos. A sessão solene acontece às 20 horas desta sexta-feira, dia 28, com transmissão ao vivo pela TV Câmara.