Câmara de Marília presta homenagem aos 20 anos da Estratégia da Saúde da Família

por Ramon publicado 18/03/2019 12h20, última modificação 18/03/2019 12h27
Sessão solene realizada sexta-feira, dia 15, foi de autoria do vereador e 2º-vice-presidente do Poder Legislativo, Danilo da Saúde (PSB)
Câmara de Marília presta homenagem aos  20 anos da Estratégia da Saúde da Família

“A Estratégia Saúde da Família tem como proposta estabelecer uma parceria com a família, tornando-a mais autônoma e independente", afirmou o vereador Danilo da Saúde

Os vereadores de Marília prestaram homenagem aos 20 anos de atuação da Estratégia Saúde da Família, que ampara a população mariliense através da rede de atenção básica. Solenidade foi proposta pelo vereador Danilo da Saúde (PSB), ex-secretário municipal da Saúde e atualmente 2º-vice-presidente do Poder Legislativo Municipal. Com as presenças dos vereadores Cícero do Ceasa (PV), João do Bar (PHS), Professora Daniela (PR), Maurício Roberto (PP), Danilo da Saúde (PSB), Luiz Eduardo Nardi (PR), Marcos Custódio (PSC), José Luiz Queiroz (PSDB), José Carlos Albuquerque (PRB) e Wilson Damasceno (PSDB), a cerimônia condecorou 12 profissionais que atuam nos postos do programa Saúde da Família. Receberam diploma de honra ao mérito e reconhecimento pelos esforços em prol da saúde pública os servidores municipais: Amanda Pereira Antônio, Ana Paula de Oliveira, Denise Elaine Garózi, Elucimara Aparecida Ferreira Paes, Fernanda Bigio Cavalhieri, Graziela Marques Martins, João Eduardo de Abreu, Kelly Karine Pasqual, Mário Pereira de Souza, Neila Maria Corredato, Silvio Guiko Yamada e Vanderleia Araújo dos Santos Pereira. O prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso (PSDB), esteve representado na sessão solene através do secretário municipal de Saúde, Ricardinho Mustafá. O presidente da Jucesp, Junta Comercial do Estado de São Paulo, e ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD), foi representado na cerimônia pelo chefe de gabinete da presidência do Legislativo, Sandro Espadoto. A sessão solene foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, Cícero do Ceasa (PV). “A Estratégia Saúde da Família tem como proposta estabelecer uma parceria com a família, tornando-a mais autônoma e independente, contribuindo assim para a construção de sua cidadania. Implantada inicialmente como um programa destinado a populações desassistidas, a Saúde da Família foi posteriormente alçada à condição de estratégia, sendo ponto de partida para a reestruturação do sistema de saúde do Brasil”, afirmou o autor da homenagem, vereador Danilo da Saúde. O parlamentar municipal foi o responsável pela saudação aos homenageados na tribuna.

A diretora-presidente da Associação Feminina de Marília Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni, prestigiou a solenidade, bem como outras lideranças da saúde municipal. O vereador Danilo da Saúde lembrou que a Estratégia Saúde da Família começou em Marília no ano de 1998 e no ano seguinte, 1999, os primeiros postos do programa começaram a atender nos bairros Jardim Cavallari, Vila Real e também no CDHU. “Desde a sua implantação em Marília, a estratégia traz impactos relevantes, como redução de riscos à saúde materno-infantil, maior acesso ao pré-natal, redução da mortalidade infantil, aumento da cobertura vacinal, diminuições de internações por condições agudas, ampliação do acesso e cuidado a condições crônicas (hipertensão, diabetes) e ampliação ao acesso à saúde bucal, entre outras conquistas para a qualidade de vida da população”, disse. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e sua reprise pode ser conferida na íntegra na programação da emissora legislativa.