Câmara de Marília promove nesta sexta, dia 6, audiência sobre o uso medicinal da erva cannabis

por Ramon publicado 05/03/2020 21h01, última modificação 05/03/2020 21h01
Plenária, que começa às 18 horas, atende requerimento de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende (PSD)

O plenário da Câmara Municipal de Marília realiza nesta sexta-feira, dia 6 de março, a partir das 18 horas e com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, a audiência pública que discutirá com a sociedade regional o uso medicinal da erva cannabis. Popularmente chamada de ‘maconha’, a planta vem proporcionando resultados relevantes em uso terapêutico. A realização da plenária atende ao pedido formulado em requerimento do presidente do Legislativo, vereador Marcos Rezende.

“Através de nosso requerimento, o de número 970/2019, aprovado em 12 de agosto do ano passado, solicitamos a convocação de uma audiência pública, com data de 6 de março de 2020, com a participação das autoridades públicas, diretoria da ONG – organização não-governamental – ‘Anjos Guerreiros’, bem como membros representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção de Marília, Hospital das Clínicas, Universidade de Marília (Unimar), Santa Casa de Misericórdia de Marília, bem como os demais representantes de órgãos da saúde, para que compareçam a esta Casa de Leis visando promover o debate e ampla discussão que permeie sobre o uso medicinal da cannabis e sua regulação no auxílio de tratamento de pacientes com necessidades especiais”, observou o presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Rezende.

O vereador ponderou que, embora comprovado cientificamente que o canabidiol (CBD), tetraidrocanabidiol (THC) e outros fitocanabinóides, substâncias encontradas na Cannabis sp (nome científico da maconha) têm benefícios medicinais importantes para uma série de doenças, “ainda existem preconceito, desinformação e até demonização do uso da planta que é tratada de maneira adversa como droga que causa dependência e psicose”, frisou. “Contudo”, continuou o vereador, “registros históricos apontam a maconha sendo usada para fins medicinais há dois mil anos”. O uso medicinal atua no corpo humano como relaxante muscular, antidepressivo, regulador de apetite, analgésico, anti-hipertensivo, anti-inflamatório, anticonvulsivante e imunomodulador. O objetivo da audiência, que começa às 18 horas e pode ser acompanhada através da emissora legislativa TV Câmara – através do sinal digital aberto 31.2 e canais 21 dos sistemas a cabo Life e Net – é ampliar o volume de informações e conhecimentos sobre os procedimentos, além de desfazer mitos e mostrar como a cannabis pode garantir qualidade de vida. Uma das formas de sua utilização em terapia é através do óleo extraído da planta.

Durante a audiência irão palestrar a psicopedagoga e professora de Educação Especial Regiane Ferreira, presidente da Associação Anjos Guerreiros, entidade parceira da Associação Canábica Maléli, o médico clínico geral Joaquim Daniel Augusto dos Santos Silva, pesquisador em fitocanabinóides, a advogada Karol Doretto Grecchi, diretora do núcleo jurídico da Maléli, a presidente vitalícia da Associação Anjos Guerreiros Cláudia Marin Pereira Castellazi e a presidente da Associação Maléli, Nayara Mazini Ferrari, pesquisadora do uso medicinal da cannabis. Público pode acompanhar a audiência através das galerias do plenário. A sede do Poder Legislativo fica na rua Bandeirantes, n.º 25, centro de Marília.