Câmara de Marília recebe estudantes em passeios monitorados e visitantes conhecem o Legislativo

por Ramon publicado 18/04/2018 18h00, última modificação 18/04/2018 18h00
Até duas salas são recebidas por vez e os alunos têm oportunidade de conversar com vereadores, visitar estúdio da TV Câmara e gabinetes

A Câmara Municipal de Marília recebe frequentemente visitas de estudantes em passeios que são monitorados e apresentam toda a estrutura do Poder Legislativo. Recentemente, turmas de estudantes do Ensino Fundamental estiveram na sede legislativa e, na oportunidade, chegaram a conversar com o presidente Delegado Wilson Damasceno (PSDB). “Sempre ficamos muito felizes com as visitas das crianças, pois os estudantes de hoje serão os vereadores de amanhã. Portanto, explicar para eles como está estruturado o Poder Legislativo municipal, como funciona o plenário e o trabalho de um vereador é algo extremamente agradável para todos nós”, contextualizou o presidente do Poder Legislativo, Damasceno.

O servidor efetivo da Câmara Municipal de Marília, Edson Antônio Duarte, que tem formação em Guia de Turismo, sempre monitora as visitas dos estudantes. “Normalmente as escolas agendam as visitas na diretoria-geral da Câmara. Para que o passeio possa ser melhor compreendido pelas crianças, criei um roteiro lúdico e interativo”, explicou Duarte. O roteiro criado por ele começa a partir da sala Nasib Cury, que é voltada para reuniões e pode ser requisitada para uso da comunidade mariliense.

“Faço a apresentação daquele espaço, digo quem foi Nasib Cury e vou transmitindo noções de onde estamos, pois é muito comum as crianças confundirem o prédio da Câmara Municipal com o da Prefeitura Municipal, o Paço Municipal”, disse. A sala Nasib Cury fica no piso térreo e, em seguida, Duarte lidera os visitantes até o piso superior, onde estão os gabinetes, secretaria e sala da presidência. Nesta parte da visita monitorada os estudantes são apresentados aos fundadores da cidade Bento de Abreu Sampaio Vidal, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva, o Pereirinha. A Câmara possui os retratos dos três fundadores da cidade.

O roteiro segue para outros espaços, como a galeria dos ex-presidentes, sala da presidência e estúdio da TV Câmara localizado no piso superior. É comum os alunos cruzarem nos corredores com servidores, chefes de gabinete e vereadores. Antes de terminar a visita, os alunos conhecem a biblioteca da Câmara Municipal, parte de seu acervo e a sala da Comissão dos Registros Históricos. Para que o passeio seja melhor aproveitado pelos visitantes, o recomendável é agendar duas classes por visita. Mais informações sobre as visitas monitoradas podem ser obtidas na diretoria-geral do Poder Legislativo ou através do gabinete da presidência da Câmara. O telefone da Câmara Municipal de Marília é o (14) 2105-2000.