Câmara faz história e resolução que estabelece Bancada Feminina é promulgada

por Thais Helena Iatecola publicado 13/03/2025 17h07, última modificação 13/03/2025 17h07
Câmara faz história e resolução que estabelece Bancada Feminina é promulgada

Presidente da Câmara promulga resolução que altera Regimento Interno e cria a Bancada Feminina; conquista histórica no Legislativo (Fotos: Will Rocha)

A Câmara de Marília, que este ano completa 96 anos de atuação, teve nesta quinta-feira (13) um dia histórico. O presidente Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), promulgou a Resolução 400, de 11 de março de 2025, que permitiu a constituição da Bancada Feminina. Aprovada na última sessão ordinária, a Resolução altera o Regimento Interno e reforça o avanço da representatividade feminina na Casa de Leis, que na atual legislatura, a 21ª, conta com quatro vereadoras: a vice-presidente Professora Daniela (PL), Fabiana Camarinha (Pode), Rossana Camacho (PSD) e Vânia Ramos (Republicanos).

O momento foi celebrado no gabinete da presidência, com foto histórica que reuniu as representantes da Bancada. “Um dia histórico, um momento que com certeza marca os 96 anos desta Casa. A maior participação feminina garante a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e a Bancada dará voz e espaço às questões que priorizem o universo feminino, na saúde, na educação, defesa de direitos e combate à violência, por exemplo. Além disso, será uma inspiração para as futuras gerações”, analisa o presidente do Legislativo.

Para a vice-presidente do Legislativo, a Professora Daniela, a Câmara vive um momento único em 96 anos de história da democracia de Marília com o aumento da representatividade feminina. “E não poderíamos deixar que este momento singular passasse completamente em vão. A Bancada Feminina na Câmara Municipal de Marília irá desempenhar um papel imprescindível na defesa dos direitos das mulheres, trabalhará para a correção de injustiças e promoverá a articulação política para a igualdade de gênero em nossa cidade, que, por coincidência histórica, tem nome de mulher: a musa dos inconfidentes mineiros, Marília de Dirceu”, destaca.

Fabiana Camarinha ressalta a importância da constituição da Bancada Feminina para influenciar as futuras gerações e incentivar a participação mais ativa das mulheres na política. “Estou muito feliz em poder legislar em prol de mais políticas públicas para as mulheres marilienses através da força da Bancada Feminina. Cheguei a este cargo sendo a vereadora mais votada de toda a história e agora somos quatro representantes das mulheres na Câmara. Que tenhamos mais mulheres na política”.

A vereadora Rossana Camacho afirma que a Bancada Feminina dará mais visibilidade às mulheres que ocupam cargos eletivos em Marília e irá fortalecer o diálogo com a prefeitura e às secretarias para solução de demandas. “Uma conquista aguardada, e é muito gratificante fazer parte. Hoje, as mulheres são 53% da população de Marília, que estão representadas por quatro vereadoras. Isso já é uma grande vitória, mas buscamos a equidade de representatividade. As vereadoras estão empenhadas e vamos debater propostas de trabalho em conjunto para atendermos as demandas das mulheres”. Ela agradeceu aos vereadores a aprovação unânime para constituição da Bancada Feminina.

Para a vereadora Vânia Ramos o momento que o Legislativo mariliense e a cidade vivem é inédito e merece ser destacado. “Estamos iniciando um novo tempo na política de Marília, com quatro mulheres na Câmara. Isso, com certeza, irá agregar ao Legislativo, trazendo toda a sensibilidade feminina para os debates e na busca por soluções que melhorem a qualidade de vida das mulheres e de toda a sociedade”.

A constituição da Bancada Feminina foi apresentada em ofício ao presidente da Casa de Leis pela vereadora Professora Daniela no início de janeiro. Projeto de Resolução para a criação, que tem as quatro vereadoras como autoras, foi votado e aprovado na sessão do dia 10 de março.

 

Foto registra momento histórico para a Câmara de Marília; maior representativa feminina