Câmara sedia 2º Encontro de Bibliotecários de Marília e região em maio
Primeiro encontro realizado na Sala Nasib Cury; nova edição ocorre nos dia 7 e 8 de maio, com início às 9h (Fotos: Will Rocha)
A segunda edição do “Encontro de Bibliotecários” de Marília e região já tem datas definidas: 7 e 8 de maio. O evento é realizado em uma parceria entre a Biblioteca da Câmara de Marília, Secretaria Municipal da Cultura e o Departamento de Ciência da Informação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), por meio do curso de biblioteconomia.
Segundo Karenina Machado, bibliotecária e coordenadora da Escola do Legislativo, assim como na edição anterior, o encontro tem como públicos-alvo bibliotecários, estudantes de biblioteconomia e pessoas que trabalham em bibliotecas. “Mas está aberto a todos que tenham interesse. O evento é gratuito e tem como objetivo promover a troca de experiências entre profissionais da área, além de fortalecer a rede de bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas da região”, explica a bibliotecária da Biblioteca da Câmara de Marília.
As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas por meio da internet (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnqCMQw4kEN5ynuWIJf3DKyN_W_qPifu8pA2-BiluxncLDlg/viewform). O tema central do encontro é “Inclusão social e o papel das bibliotecas como espaços abertos e acolhedores”.
A programação do dia 7 de maio começa às 9h, com a abertura com representantes da organização, autoridades locais e um breve panorama do evento. Às 9h30 ocorre palestra com Sandra Regina Vieira da Mata, que atua na Biblioteca Pública de Lins (SP). Ela vai falar sobre “Biblioteca é território de todos: inclusão social como prática diária”. Em seguida, às 11h, está programado o Painel de relatos e experiências “Bibliotecas que transformam: práticas de inclusão na região”, etapa do encontro para debates e interação. Após o almoço, às 14h, será realizada a oficina temática “Biblioteca em movimento: práticas criativas e transformadoras”, com Michela Íris Silva, da Etec (Escola Técnica) de Vera Cruz.
No segundo dia (8) as atividades também têm início às 9h, com intervenção cultural, seguida pela palestra “Biblioteca pública em tempos de inteligência artificial: ética e responsabilidade no uso da tecnologia”, que será ministrada por Leonardo Assis, bibliotecário, historiador, doutor e mestre em ciências da informação. Encerrada a explanação, haverá intervalo com café e networking.
Dando continuidade à programação da manhã, às 11h, ocorre novamente o Painel de relatos e experiências. O intervalo para o almoço é às 12h, com retorno às 14h para a oficina temática “IA e bibliotecas: ameaça ou aliada?”, com o doutorando Fábio Murakami.
O encontro será realizado na Sala Nasib Cury, que fica na Câmara de Marília. Mais informações podem ser obtidas no telefone (14) 2105-2004, que também é WhatsApp.