Cartório eleitoral alerta: sem cadastramento biométrico eleitores terão títulos cancelados

por Ramon publicado 11/04/2019 18h46, última modificação 11/04/2019 18h46
Suspensão do Título Eleitoral implica em cancelamento do CPF e, consequentemente, perdas de benefícios sociais, como Bolsa Família

O cadastramento biométrico é obrigatório no município de Marília

O cadastramento biométrico é obrigatório em Marília e até agora apenas um terço dos eleitores estiveram na Justiça Eleitoral para regularização do Título de Eleitor. Este percentual representa mais de 51 mil eleitores, entretanto o colégio eleitoral de Marília é composto por mais de 173 mil eleitores. Para que a meta seja alcançada e todas as 173 mil pessoas fiquem cadastradas e aptas para as eleições do próximo ano, os cartórios eleitorais de Marília precisam atender diariamente mil pessoas até o final do prazo. Data limite para o cadastramento é 19 de dezembro e não haverá prorrogação. Na tarde desta quinta-feira, dia 11, a chefe do cartório da 70ª Zona Eleitoral, Karina Marcussi Gomes, e o auxiliar de cartório Orlando Sanches, estiveram na sala da presidência da Câmara Municipal de Marília para uma reunião com os vereadores. Participaram o presidente Marcos Rezende (PSD), Evandro Galete (PODE), Danilo da Saúde (PSB), Maurício Roberto (PP), Professora Daniela (PR), João do Bar (PHS) e os assessores Rafael Alves, chefe de gabinete do vereador Cícero do Ceasa (PV), e Ademir Caetano, da assessoria do Delegado Damasceno (PSDB).

A chefe do cartório Karina Marcussi Gomes foi muito clara em enfatizar às consequências que os eleitores terão, caso percam o prazo da biometria. Entre os impactos negativos estão: cancelamento do CPF, impossibilidade de empréstimos bancários, suspensão dos recebimentos de aposentadorias, benefícios do governo federal, a exemplo de Bolsa Família ou outro programa de transferência de renda,  proibição de compras no crediário (uma vez que o CPF estará cancelado, os magazines e lojas de departamentos não permitem parcelamentos), impossibilidade de obter passaporte, de assumir vagas em universidades ou em concursos públicos.

“Outro grave problema é quanto ao repasse do FPM, o Fundo de Participação dos Municípios, cujo cálculo se baseia também no número de eleitores das cidades”, avisou. Cidades da região onde a biometria já ocorreu nas eleições passadas apresentaram queda no colégio eleitoral de 30%. Outro impasse gerado é no financiamento da casa própria e, no caso de servidores, o cancelamento do CPF acarreta na suspensão do pagamento. Todos os eleitores, incluindo os maiores de 70 anos, são obrigados a comparecer no cartório para o cadastramento biométrico. O atendimento é rápido. Os cartórios eleitorais de Marília, que ficam na esquina da avenida Brasil com a rua Paraná, no centro, funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. No próximo sábado haverá plantão, das 8h às 13 horas.

Mais informações, www.tre-sp.jus.br.

Foto Ramon Barbosa Franco