Com aumento de pernilongos e risco de dengue, João do Bar pede ação imediata em escolas e universidades
Vereador João do Bar usa a tribuna para solicitar medidas urgentes contra insetos, como o da dengue, em instituições de ensino (Foto: Will Rocha)
Durante a última sessão ordinária da Câmara de Marília, realizada em 7 de abril, foi aprovado o requerimento nº 586/2025 de autoria do vereador João do Bar (PSD). Ele solicita à prefeitura a realização de ações emergenciais de nebulização, mutirão de limpeza e poda de árvores nas escolas públicas e universidades do município.
O pedido foi motivado por relatos de estudantes, professores e frequentadores das instituições de ensino, que apontam o aumento significativo de pernilongos nos ambientes escolares, afetando diretamente o conforto, a concentração e, sobretudo, a saúde da comunidade acadêmica.
De acordo com o parlamentar, os insetos têm invadido salas de aula, corredores e demais áreas internas, prejudicando o ambiente de ensino. “Há registros de alunos matando pernilongos com as mãos durante as aulas, além de se sentirem vulneráveis, especialmente neste período de proliferação de mosquitos transmissores da dengue. Marília vive um momento delicado, com número crescente de casos confirmados”, destacou o vereador.
Para enfrentar o problema, João do Bar propôs que a Administração Municipal avalie a inclusão de algumas medidas no cronograma de serviços da saúde e serviços urbanos, como a realização de nebulização nas unidades escolares e universitárias aos finais de semana, sem prejuízo às atividades acadêmicas; mutirão de limpeza e retirada de entulhos nos pátios, quintais e áreas verdes; e a poda de árvores e roçagem do mato para eliminar focos de proliferação de mosquitos.
Segundo o vereador, as ações são urgentes e fundamentais para garantir um ambiente mais seguro e saudável a todos os que frequentam os espaços educacionais do município.