Constituinte e ex-vereador Doreto Campanari recebe medalha Marília de Dirceu nesta sexta

por Ramon publicado 28/03/2019 15h58, última modificação 28/03/2019 15h58
Médico mariliense também exerceu mandatos na Assembleia Legislativa do Estado. Será a 31ª medalha a ser entregue pelo Poder Legislativo

Doreto Campanari e vereadores de Marília durante comunicado oficial da homenagem feita no ano passado

O médico e ex-parlamentar Oswaldo Doreto Campanari, 89 anos, recebe nesta sexta-feira, dia 29 de março, a medalha de mérito cívico Marília de Dirceu. A homenagem é de autoria do vereador Maurício Roberto (PP) e a sessão solene contará com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara. Doreto Campanari é um dos 512 deputados federais brasileiros que no ano de 1988, sob o comando do então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães (PMDB), ajudaram a escrever a Constituição Federal, que ficou conhecida como Constituição Cidadã. Antes de exercer os mandatos em Brasília, Doreto foi deputado estadual por duas Legislaturas e iniciou sua vida pública como vereador em Marília pelo MDB, que se opunha ao regime militar vigente por aqueles anos.

Nascido em Marília no dia 7 de janeiro de 1930, Oswaldo Doreto Campanari é filho de João Doreto Campanari e Maria Luiz Gilioli Doreto. Ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1952 e concluiu a graduação em 1958. Na época da universidade começou aflorar sua liderança política, vindo a ser presidente da União Paranaense dos Estudantes Universitários. Em 1962 passou a clinicar em Marília e, seis anos depois, a população da cidade o elege vereador pelo partido MDB. Empossado em 1969 como vereador da Câmara Municipal de Marília, Doreto Campanari inicia uma trajetória na vida pública marcada por muita dedicação ao próximo e pela construção de uma nação mais democrática.

No período de 1975 a 1982 exerceu mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Em novembro de 1982 concorreu a deputado federal, ficando na suplência, mas foi alçado para o mandato na Câmara dos Deputados por conta do então deputado federal Mário Covas (mais tarde, governador de São Paulo) ter sido nomeado para o cargo de secretário estadual dos Transportes do governo de Franco Montoro. Em 1986, Doreto se elege deputado federal pelo PMDB e participa da Assembleia Nacional Constituinte, atuando como primeiro vice-presidente da Subcomissão dos Negros, Populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias, também cooperou na Comissão da Ordem Social, Comissão da Ordem Econômica e na Subcomissão da Questão Urbana e Transporte.

Doreto Campanari será a 31ª pessoa a receber a medalha de mérito cívico Marília de Dirceu, comenda honorífica concedida pelo Poder Legislativo. A sessão solene acontecerá às 20 horas desta sexta-feira, dia 29, com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara de Marília.