Damasceno sugere alteração no horário das escolas municipais e creches para atender famílias

por Thais Helena Iatecola publicado 07/03/2025 16h46, última modificação 07/03/2025 16h46
Damasceno sugere alteração no horário das escolas municipais e creches para atender famílias

Vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) teve requerimento aprovado na sessão ordinária; sugestão para atender necessidade de famílias (Foto: Will Rocha)

O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) teve requerimento aprovado na última sessão ordinária que pede informações à Secretaria Municipal da Educação sobre a possibilidade de alterar o horário de funcionamento de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), creches e berçários municipais. O novo horário sugerido é das 7h40 às 18h.

“O horário de término das atividades nestas unidades é 17h, ou seja, há incompatibilidade com o horário de saída do trabalho da maioria dos pais e responsáveis, que geralmente cumprem expediente até as 18h. Este assunto é de grande relevância e interesse popular e a alteração beneficiaria aqueles que realmente precisam e não têm condições financeiras de arcar com as despesas de uma escola particular”, destaca o vereador.

Damasceno propõe que seja realizado pela Secretaria da Educação um levantamento do número de famílias que necessitam desta mudança no horário de funcionamento das escolas municipais, assim como um cadastramento para apuração da real demanda. “A alteração da carga horária, com horário compatível ao nosso comércio, por exemplo, é uma medida eficaz para atender os que precisam e comprovam tal situação, proporcionando mais tranquilidade aos pais e responsáveis pelas crianças e os estudantes. Além disso, as crianças passam a ter seus direitos à educação atendidos”.

O parlamentar ainda sugere que, diante da carga horária dos servidores da Educação, sejam contratados auxiliares de desenvolvimento escolar para aqueles que precisam do horário diferenciado. O requerimento foi aprovado pelos vereadores e será encaminhado à Educação.