Danilo da Saúde destaca avanços na saúde mental com construção de Caps 24h

por Thais Helena Iatecola publicado 17/04/2025 11h45, última modificação 17/04/2025 11h45
Danilo da Saúde destaca avanços na saúde mental com construção de Caps 24h

Presidente da Câmara ao lado do prefeito e da secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio, no anúncio da construção (Foto: Wilson Ruiz)

O presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), participou nesta semana do anúncio oficial da construção do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), serviço que irá funcionar por 24 horas. Ele acompanhou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) no local onde a unidade será construída, em uma área de sete mil metros quadrados entre as ruas Ângelo Peres, Doutor Victor Gianvechio e Tenente Doraci Marques, no bairro Nova Marília 3, região Sul de Marília.

Conforme o presidente do Legislativo, a construção de um Caps com funcionamento 24 horas é uma luta de muitos anos. “Em 2015, quando o Vinicius era prefeito, foi deixado recurso para esta obra, mas infelizmente nem projeto foi feito pela gestão passada e Marília acabou perdendo-o. Agora, com apenas três meses, conseguimos concretizar esse sonho, um serviço que vai ajudar muito a rede no cuidado com a saúde mental. Foi um compromisso assumido pelo novo governo em campanha, de que a saúde mental seria tratada como prioridade. Parabenizo o prefeito, a secretária da Saúde, Paloma Libânio, e toda a sua equipe, que tem a sensibilidade de ouvir e cuidar das pessoas”.

Danilo da Saúde lembra que a obra física é importante, assim como o constante investimento em capacitação dos servidores. Para ele, o Caps 24 horas é fundamental para fortalecer a rede de assistência àqueles em tratamento contra a dependência química e o álcool.

Segundo o prefeito, a construção do novo Caps terá um investimento de R$ 3 milhões. “Depressão, dependência química, vícios, infelizmente isso tem sido um problema sério na vida das famílias. Com o Caps III vamos atender aqueles que mais precisam de assistência na saúde mental. É uma obra muito importante, um grande avanço para Marília e que possibilitará aliviar a demanda reprimida de atendimento”.

Atualmente, a atual estrutura da rede de apoio psicossocial está sobrecarregada, de acordo com a prefeitura, atendendo somente 430 pessoas semanalmente.