Danilo da Saúde é contra aumento do IPTU e cobra explicações sobre a planta genérica

por Ramon publicado 10/03/2020 19h17, última modificação 10/03/2020 19h17
Segundo-vice-presidente do Poder Legislativo é autor do Requerimento n.º 99/2020 que cobra explicações ao prefeito municipal Daniel Alonso

O Requerimento de número 99/2020 de autoria do vereador Danilo da Saúde (PSB) cobra explicações do prefeito Daniel Alonso (PSDB) sobre os motivos para alteração da planta genérica, quanto será gasto para contratar empresa para realização do serviço e quantos imóveis serão afetados com aumento do IPTU. A propositura foi discutida e aprovada. “Precisamos saber por quais motivos o prefeito Daniel Alonso quer alterar novamente a planta genérica do município, isso vai gerar gastos milionários dos cofres da prefeitura e ocasionar novos aumentos dos impostos para a população. A prefeitura tem arrecadado cada ano mais impostos, o governo Daniel divulgou que possui 170 milhões de reais para investimentos, por qual razão quer mais dinheiro? A população que já sofre com o desemprego, aumento do custo da energia elétrica, do combustível, do gás de cozinha, da água, dos alimentos, não aguenta mais pagar tantos impostos”, disse o vereador Danilo, autor do requerimento.

O prefeito Daniel Alonso está contratando empresa privada para atualizar a planta genérica do município com alteração dos valores venais, o que vai ocasionar novo aumento nos impostos, uma vez que a cobrança é baseada nos valores venais dos imóveis. Já houve pedido de suspensão do processo licitatório junto ao Tribunal de Contas, que alega irregularidades no processo. “Todos os esforços para barrar essa contratação e o aumento de impostos são válidos. Como aconteceu no aumento abusivo autorizado às empresas de transporte coletivo, que prestam péssimo serviço a população, com ônibus lotados, não cumprem as linhas e os horários, e mesmo assim o prefeito Daniel concedeu aumento de quase 30% na passagem, dando um duro golpe na população que mais precisa. Medida semelhante pode acontecer no caso do aumento dos valores venais dos imóveis que elevariam os valores do IPTU”, informou o vereador Danilo.

O requerimento do vereador Danilo solicita ainda todos os valores gastos pelo município para ampliar a arrecadação e para cobrar impostos, como os custos de notificações, ações judiciais, protestos em cartório, georeferenciamento, e quanto já foi arrecadado de janeiro de 2017 até a presente data. “O governo Daniel Alonso faz um esforço gigantesco para arrecadar cada dia mais, notificou 32 mil pessoas, ameaçando negativação do nome no SPC/Serasa, bloqueio de bens e leilão de veículos, causando indignação e levando muitas pessoas ao desespero, principalmente os mais humildes que passam dificuldades. Porém a contrapartida da prefeitura não é compatível, os serviços públicos continuam sendo prestados de forma precária, na saúde faltam medicamentos, há filas enormes para exames e cirurgias, faltam vagas nas escolas, as entidades sociais passam por dificuldades, e a conservação da cidade está ruim, com ruas escuras e esburacadas, terrenos sujos, depósitos de lixo na cidade trazendo grandes transtornos. Por outro lado, continuam os gastos milionários com cargos comissionados, empresas terceirizadas que fazem serviços que poderiam ser realizados por servidores do município, além do aumento de gastos com aluguéis de prédios particulares, despesas de viagens e diárias para hotéis e refeições”, concluiu o vereador Danilo da Saúde.