Danilo da Saúde solicita sessão solene para homenagear os agentes de saúde

por Ramon publicado 16/05/2018 17h50, última modificação 16/05/2018 17h51
Vereador teve requerimento aprovado pelo plenário da Câmara de Marília. Dia do Agente Comunitário é celebrado em 4 de outubro
Danilo da Saúde solicita sessão solene para homenagear os agentes de saúde

“A realização da sessão solene será um reconhecimento da importância desses profissionais, que são fundamentais na rede de saúde do município", frisou Danilo da Saúde

Requerimento de autoria do vereador Danilo da Saúde (PSB) solicitando a realização de uma sessão solene em homenagem aos agentes comunitários de saúde foi aprovado pelo plenário da Câmara Municipal de Marília. Anualmente, o dia do agente comunitário de saúde é comemorado em 4 de outubro, conforme estabelece a Lei Federal n.º 11.585/2007. “Nesta mesma data, são celebradas as categorias profissionais dos agentes de saúde, agentes de controle de endemias, bem como os agentes de controle de zoonoses. O objetivo da sessão solene que propomos e foi aceita por todos os nobres colegas vereadores é promover o reconhecimento público da importância do trabalho desses profissionais da saúde”, salientou Danilo.

O vereador observou que os agentes desenvolvem a prevenção, combatem doenças e garantem melhores condições para o bem-estar da população.

“A realização da sessão solene será um reconhecimento da importância desses profissionais, que são fundamentais na rede de saúde do município, destacando-se pela capacidade de comunicação com a comunidade e pela liderança natural que exercem, favorecendo a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao controle de vetores, controle e prevenção de doenças, condições de moradia, situações de exclusão social, entre outras”, garantiu o vereador.

O programa de agentes da saúde iniciou em Marília há mais de 20 anos, e, ao longo desse tempo, houve variações nas atividades e nas denominações das funções, de acordo com as mudanças nas políticas públicas. “Vivenciei esse processo desde o começo e sou testemunha do compromisso dos agentes com a saúde da população, e da luta aos longos desses anos para melhoria nas condições de trabalho na rede de saúde do município”, disse.