Dirigente máximo do atletismo brasileiro visita Câmara e quer somar esforços

por Thais Helena Iatecola publicado 13/02/2025 16h55, última modificação 13/02/2025 17h16
Dirigente máximo do atletismo brasileiro visita Câmara e quer somar esforços

Presidente da Confederação Brasileira (à esq.) visitou a Câmara e pediu união de esforços para lei de incentivo (Foto: Wilson Ruiz)

O presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), Wlamir Motta Campos, esteve em Marília nesta semana e aproveitou para visitar a Câmara. Em encontro com o presidente da Casa de Leis, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), e o vereador Galdino Luiz Ramos Junior, o Professor Galdino da Unimar (Cidadania), ele foi enfático: é preciso uma união de esforços para que Marília volte a ter o destaque que merece na modalidade esportiva.

Um dos pontos destacados durante a visita do dirigente máximo do atletismo à cidade foi a reforma do estádio Pedro Sola para treinamento dos atletas para competições, que passaria a contar com uma pista oficial. “Precisamos somar esforços, entre Poder Público, Câmara e iniciativa privada. Com uma pista oficial, vocês irão formar atletas para Marília e fomentar a economia, o turismo, vão gerar renda. A história de Marília passa pela história do atletismo e vice-versa. Sentimos falta de Marília como polo do atletismo. ”

Campos ainda ressaltou que o Legislativo pode fazer a diferença ao elaborar lei de incentivo ao esporte. Se prontificou a encaminhar modelos adotados em outras cidades e que deram resultados positivos. “Nos colocamos à disposição desta Casa para colaborar. Não podemos deixar todo o peso no Poder Público, precisamos de uma lei que ajude a fomentar o esporte e que traga a iniciativa privada como parceira. Temos que somar esforços e desenvolver uma política de oportunidades. Vocês já têm os treinadores, que são os semeadores, e as sementes, que são as crianças, os atletas com potencial, basta conseguirem os terrenos adubados, ou seja, a estrutura, as condições para treinamento. Dessa forma, não vão perder os atletas”. Ele ainda defendeu a ampliação do bolsa atleta.

O presidente da Câmara, o vereador Danilo da Saúde, afirmou que receber o dirigente é uma honra e que o Legislativo está aberto a avançar nas questões apontadas. “Isso também está na pauta do novo governo e a Câmara entende que o esporte é uma ferramenta importante de transformação social, para a formação de jovens e também em questões sociais. A ideia é que tenhamos uma força-tarefa para desenvolvermos uma legislação de incentivo adequada e que fomente o esporte”. Ele ainda aprovou a ideia do dirigente da CBAt de realizar uma audiência pública em Marília com a presença de atletas olímpicos para discutir a importância de uma lei de incentivo.

O vereador Professor Galdino da Unimar se colocou à disposição para ajudar no estudo do melhor modelo para a legislação. Para ele, um dos desafios é sensibilizar a iniciativa privada. “O grande problema é demonstrar para o empresariado a viabilidade e como será o retorno. Tem que ser uma legislação afiada e moderna, que mostre o alcance desse investimento para as empresas e as universidades também. Estamos à disposição para colaborar. ”

Também presente ao encontro, a secretária municipal de Esportes, Valéria Cavecci, disse que Marília está em um novo momento e que receber a visita do presidente da CBAt mostra reconhecimento pela importância da cidade no esporte. “O prefeito quer alavancar um projeto sensacional em Marília, que é reconhecida por ser um celeiro de atletas de nível olímpico. Temos que investir na base, colocar as crianças no esporte. Com isso, ela cria sonhos. Nosso objetivo é resgatar esses sonhos, melhorando nossos poliesportivos e a estrutura oferecida”.

A visita também teve a participação do técnico Luiz Carlos Albieri, conhecido como Esquilo, Alessandro Ramos da Silva, o Lecão.