Em solene emocionante e com os familiares, Welman Curi recebe Cidadania Mariliense

por Ramon publicado 11/02/2019 15h22, última modificação 11/02/2019 15h22
“Quando cheguei em Marília, a cidade possuía apenas 37 mil habitantes. Hoje são mais de 237 mil”, recorda comerciante responsável pela vinda das lojas Riachuelo

Momento da entrega do título de cidadão para Welman Ibrahin Curi

A primeira sessão solene de 2019 da Câmara Municipal de Marília foi marcada por forte emoção. O comerciante Welman Ibrahin Curi, 89 anos, que desde a década de 1950 vive na cidade recebeu, por direito, a Cidadania Mariliense. A homenagem partiu de projeto de Decreto Legislativo de autoria do ex-presidente da Câmara, vereador Luiz Eduardo Nardi (PR). A cerimônia, presidida pelo presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende (PSD), foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (emissora legislativa) e reuniu autoridades, como o ex-deputado federal Doreto Campanari e o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora (ex-vereadora de Marília), e familiares do homenageado. Participaram os vereadores  Nardi (do PR e autor da homenagem), Evandro Galete (PODE), Mário Coraíni Júnior (PTB), Maurício Roberto (PP), João do Bar (PHS), Delegado Damasceno (PSDB) e José Luiz Queiroz (PSDB). O prefeito Daniel Alonso (PSDB), por ter assumido compromissos anteriores, não pôde comparecer, mas solicitou que o secretário Nelson Mora o representasse durante a cerimônia.

Nascido em São Paulo em 14 de maio de 1929, Welman Ibrahin Curi chegou em Marília em 1952 e, em seguida, conheceu sua esposa, a senhora Lourdes Nahas Curi, que o acompanhou o tempo todo durante a solenidade. Também estiveram presentes os filhos: Welman, Maraclei, Welber e Welton, bem como alguns netos. Nem todos compareceram pois alguns trabalham e estudos no Exterior, como Estados Unidos, Índia e na África.

Referência na preparação de noivos para o matrimônio na Igreja Católica, Welman foi saudado na tribuna pelo ex-presidente da Câmara, Delegado Damasceno (PSDB). O vereador lembrou que, na década de 1980, ele e sua esposa, Márcia Damasceno, participaram do curso de formação de noivos ministrado por Welman e esposa Lourdes. Quem também lembrou a ligação do homenageado com a formação das famílias foi o secretário Nelson Mora, que ao usar a tribuna 27 anos depois de seu último ano como vereador de Marília, citou a atuação de Welman Curi no comércio de Marília. Através da Casa do Enxoval, loja fundada pelo homenageado, a esposa de Nelson adquiriu vestido que usou no seu matrimônio, em 1973.

Presenças também de lideranças religiosas, como padre Carlão Toffoli e o monsenhor Nivaldo Resstel, que exerceu o cargo de prefeito de Oriente. "Quando cheguei em Marília, a cidade possuía 37 mil habitantes. Hoje são mais de 237 mil. Naquela época, era chamada de Cidade Moça e o prefeito de então era o capitão Lyrio. Em Marília, realmente, encontrei o meu oásis: a minha esposa Lourdes, que amo tanto e que tanto me faz feliz”, ressaltou o homenageado ao realizar um emocionante e preciso discurso na tribuna.

O presidente Marcos Rezende, antes do término da sessão solene, ponderou algumas palavras, enaltecendo a emoção que tomou conta da cerimônia. “Este plenário se encheu de emoção e, particularmente, um momento calou fundo em meu coração: foi quando o homenageado se referiu a sua esposa, companheira de quase 65 anos de vida matrimonial. Parabéns, a família é o esteio de uma sociedade e a família do seu Welman é um exemplo não só para nossa Marília, mas para toda a sociedade do Brasil”, afirmou Rezende.