Escola do Legislativo realiza roda de conversa “Do campo à mesa: a voz da agricultura familiar”

por Norton Emerson publicado 08/10/2024 15h45, última modificação 09/10/2024 14h06

A Escola do Legislativo da Câmara de Marília realizará, no próximo dia 14 de outubro (segunda-feira), a partir das 15 horas, na Biblioteca da Câmara a roda de conversa “Do campo à mesa: a voz da agricultura familiar”.

A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades, onde a família é a principal responsável pela gestão e trabalho na produção agrícola. Essa modalidade é reconhecida oficialmente pela Lei 11.326/2006.

Se todos os agricultores familiares do Brasil formassem um país, seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. O dado está no Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O objetivo da roda de conversa é de oportunizar a discussão e reflexão sobre a importância da agricultura familiar em nossa região.

“Queremos ouvir as vozes dos produtores e fortalecer a conexão entre o campo e a mesa dos consumidores”, disse Karenina Machado de Souza, diretora e coordenadora pedagógica e de projetos da Escola do Legislativo.

Oficialmente, o Dia Internacional da Agricultura Familiar é comemorado no dia 25 de julho. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

As propriedades de agricultura familiar somam 3,9 milhões no país, representando 77% de todos os estabelecimentos agrícolas. Já em área ocupada, são 23% do total, o equivalente a 80,8 milhões de hectares. Para se ter uma ideia, isso é quase toda a área do estado do Mato Grosso.

Essas propriedades são responsáveis por 23% do valor bruto da produção agropecuária do país e por 67% das ocupações no campo. São 10,1 milhões de trabalhadores na atividade. Desses, 46,6% estão no Nordeste. Em seguida aparecem o Sudeste (16,5%), Sul (16%), Norte (15,4%) e Centro-Oeste (5,5%).

A Biblioteca da Câmara de Marília está localizada à avenida Carlos Gomes, 213, no centro.