Guilherme Burcão quer ecoponto no bairro Maracá e aprimoramento da coleta seletiva

por Thais Helena Iatecola publicado 28/04/2025 16h59, última modificação 28/04/2025 16h59
Guilherme Burcão quer ecoponto no bairro Maracá e aprimoramento da coleta seletiva

Vereador Guilherme Burcão solicita estudo para implantação de ecopontos e sistema de coleta seletiva mais eficiente (Foto: Will Rocha)

O vereador Guilherme Fernandes dos Reis, o Guilherme Burcão (DC), solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), após contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, informações sobre a implantação de ecopontos no bairro Maracá, na zona Norte de Marília. O parlamentar pede que sejam feitos estudos para a implantação, assim como para a implementação de um sistema de coleta seletiva mais eficiente na região.

“O descarte inadequado de lixo é um problema que afeta nossa saúde, o meio ambiente e a qualidade de vida. O acúmulo de resíduos, principalmente em época de chuvas, favorece a proliferação de doenças como a dengue, zika e chikungunya, que preocupam a todos nós. Uma solução urgente e eficaz para esse problema é a implantação de ecopontos. Esses espaços são destinados ao descarte adequado de materiais recicláveis, como plásticos, vidros, papéis e móveis velhos, além de outros resíduos volumosos. Com isso, conseguiremos combater os pontos de descarte irregular e melhorar a limpeza das ruas e bairros”, destaca o vereador Guilherme Burcão.

O parlamentar comenta ainda que a criação e o aprimoramento dos ecopontos são medidas fundamentais para a adequada gestão de resíduos sólidos urbanos, especialmente em bairros com crescimento populacional como o Maracá, Montana e Trieste Cavichioli. “Esses espaços oferecem à população um local apropriado para o descarte de materiais recicláveis e contribuem com a preservação ambiental. Essa iniciativa pode gerar benefícios sociais e econômicos, promover a educação ambiental, reduzir pontos de descarte irregular e incentivar a atuação de cooperativas de reciclagem”.