História do Sinsaúde é contada em exposição na Biblioteca da Câmara Municipal de Marília

por Norton Emerson publicado 17/05/2024 09h49, última modificação 17/05/2024 09h49

A Biblioteca da Câmara Municipal de Marília receberá a exposição do Sinsaúde “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”, entre os dias 20 e 24 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. A entrada é gratuita. O Sinsaúde representa cerca de 80 mil trabalhadores da saúde em 172 cidades do Interior Paulista.

O presidente do Sinsaúde em Marília, Aristeu Carriel, disse que a exposição é uma ação de valorização e reconhecimento da categoria da saúde que trabalha em hospitais, clínicas e laboratórios. “Contamos com a presença da categoria da saúde para prestigiar essa exposição que representa o nosso cotidiano e a nossa história de dedicação.  A população também está convidada e tenho certeza que todos vão gostar da beleza artística das fotografias e dos desenhos em 3D”, disse Aristeu.

Ainda segundo Aristeu, o local escolhido é adequado para receber o acervo. “A biblioteca da Câmara já recebe outras exposições, ou seja, é um local preparado e está localizado no centro da cidade, o que facilita o acesso a todos”.

A exposição é motivo de orgulho para a presidente do Sinsaúde Campinas e Região, Sofia Rodrigues do Nascimento. “É motivo de orgulho porque apresenta parte de nossa história por meio de cenas do cotidiano dos trabalhadores e recortes de jornais antigos. Sendo itinerante, fica acessível para a categoria e população de diversas cidades onde estão nossas 19 sedes”, disse.

A exposição já passou por Campinas, Limeira, Araraquara, Itapira e Pinhal.

Acervo

A mostra valoriza e representa a categoria da saúde em 20 imagens fotográficas, 12 desenhos em 3D, além de contar parte da história da evolução gráfica e jornalística da entidade.

As imagens do fotógrafo Ari Ferreira são da categoria da saúde, integrada por auxiliares de enfermagem, administrativo e apoio em seus ambientes de trabalho. O objetivo do fotógrafo é apresentar a realidade do trabalhador da saúde.

“Uma realidade árdua, porém, as imagens têm o toque artístico de luzes e sombras para ressaltar a beleza da categoria e a dedicação de cada trabalhador ali representado”, explicou Ari.

Já os 12 desenhos da persona Sindy foram criados com tecnologia 3D pelo artista e designer do departamento de comunicação da entidade, Gustavo Orioli.

“A Sindy foi criada com base em pesquisas realizadas pelo Sindicato sobre quem são as trabalhadoras da saúde. Ela representa 80% da categoria, ou seja, tem o perfil de ser mulher e negra”, explicou Gustavo.

História do Sindicato

A mostra também apresenta a história de luta da categoria contada nos jornais do Sindicato, sendo o mais antigo a edição de 1978 do Esparadrapo.

Para Sofia, a exposição é um exemplo de comunicação sindical. “Nesses 85 anos, a entidade vem conseguindo acompanhar as tendências e as mudanças tecnológicas para fortalecer a categoria com a cultura da informação e da arte, por isso, continuamos sendo referência em comunicação sindical”, afirmou.

Exposição “Cultura, Arte e Saúde - A Arte da Comunicação”

Data: 20 a 24 de maio.

Horários: das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

Entrada: Gratuita

Local: Biblioteca da Câmara Municipal, Av. Carlos Gomes, 213, Centro, Marília, São Paulo.