Idealizada pela vereadora Professora Daniela, Caminhada pela Vida incentiva doação de medula

por Ramon publicado 23/10/2019 18h31, última modificação 23/10/2019 18h31

Após vários casos recentes de marilienses que necessitam de doadores de medula óssea para o enfrentamento de leucemia, uma das mais graves doenças, a vereadora Professora Daniela (PL) idealizou evento para impactar e sensibilizar a opinião pública sobre este gesto de amor. ‘Caminhada pela Vida’, aberto para todas as idades, será realizada no próximo dia 27, último domingo de outubro, das 9h às 12 horas, na avenida das Esmeraldas. “Sou mãe e pude acompanhar a aflição das mães que lutam pela vida de seus filhos que precisam de doação de medula óssea. Este gesto simples salva uma vida, portanto achei por bem reunir instituições, artistas e a comunidade em geral para que possamos incentivar não apenas a doação de medula, mas também doação de sangue e órgãos”, explicou a vereadora Professora Daniela. Série de atrações está programada para acontecer no dia 27, inclusive diversas atrações musicais para o público. Confirmaram apresentações o cantor mirim Daniel Arthur, mariliense que se destacou no programa The Voice Kids e Grupo KN4. Participantes poderão visitar a feira de adoção de animais, haverá recreação para as crianças e adultos, além de doações de ração para animais abandonados ou cuidados por abrigos.

“Haverá tendas para aferição de pressão arterial. A proposta é sensibilizar a todos que a saúde é essencial para a vida e a doação de medula, sangue e órgãos pode recuperar a saúde de muitas pessoas que aguardam um transplante ou uma cirurgia”, contextualizou.

A proposta da vereadora Daniela ganhou repercussão regional e o apoio de voluntários, instituições e profissionais da saúde, além de artistas locais. Entidades como o Hemocentro, complexo HCFamema, Famema, Unimed, Universidade de Marília (Unimar) e Secretaria Municipal da Educação encamparam a iniciativa.

Uma das apoiadoras da ideia é a diretora clínica do Hospital das Clínicas, doutora Paloma Aparecida Libânio Nunes. “Nos reunimos com a médica doutora Paloma, com a assistente social do Hemocentro, Daiane, com a pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva e o secretário da Educação, professor Helter Bochi, que prontamente compreenderam a proposta de valorização da vida e de sensibilização da sociedade para as doações tão necessárias e fundamentais”, explicou a Professora Daniela.

Conforme observou a diretora clínica, médica Paloma Aparecida Libânio Nunes, para ser um doador de sangue é preciso estar em bom estado de saúde, possuir idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta é reutilizado. “A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita”, contextualizou a médica.

Durante o evento, que acontecerá no domingo, dia 27, das 9h às 12 horas, haverá palestras sobre prevenção de doenças, além de sorteios de brindes e bicicletas. “Vamos nos unir em defesa da vida”, conclamou a vereadora.

Prevenção à poliomielite

Outra instituição que estará presente é o Rotary Clube Marília Pioneiro, que irá celebrar a erradicação da poliomielite e a importância da vacinação na prevenção da doença. Lideranças da entidade rotária, como a presidente Monalisa Salene Marega e a coordenadora Maricler Botelho destacaram que a iniciativa estava programada para a mesma data da ‘Caminhada pela Vida’ e, como os assuntos se dialogam, a coincidência foi altamente positiva. “Estaremos juntos neste importante evento pela vida”, afirmou Maricler Botelho.