Onda de furtos deixa emissoras de TV fora do ar em Marília

por Norton Emerson publicado 04/07/2024 10h43, última modificação 04/07/2024 10h43

Uma onda de furtos de cabos de energia, internet e de transmissão vem causando prejuízos às emissoras de TV que operam em Marília.

A TV Câmara é uma delas. Só para se ter uma ideia, nos últimos 30 dias, os ladrões entraram e furtaram cabos e equipamentos quatro vezes. Em todas elas, a Polícia Militar foi comunicada (algumas vezes com o furto em andamento) mas ninguém foi preso.

Não foi só a emissora legislativa que teve prejuízos. O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Record News, Record TV, TV Cultura, LBV TV, CNT, TV Gazeta, Rede Vida e TV Canção Nova, também tiveram equipamentos furtados este ano.

Na manhã desta quarta-feira (3), às 9 horas, o ladrão invadiu o centro de transmissões e furtou cabos de transmissão de quase todas as emissoras (deixando apenas duas emissoras no ar). Menos de 24 horas após, o mesmo criminoso voltou ao local, cortou e furtou outros cabos, colocou em um grande saco plástico e saiu andando tranquilamente. Novamente a Polícia Militar foi acionada, mas não chegou a tempo de prendê-lo.

A Câmara de Marília procurou a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSPSP) para saber quais providências serão tomadas, tendo em vista a frequência de assaltos.

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria respondeu:

O policiamento será intensificado na região com base nas denúncias registradas e mapeamento das áreas de maior incidência criminal. A Polícia Militar esclarece que, após o atendimento das ocorrências, todas as informações colhidas pelas equipes no local são compartilhadas com a Polícia Civil para subsidiar as investigações e auxiliar nas devidas providências de polícia judiciária. A Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília tem conhecimento dos furtos e equipes realizam diligências em busca de elementos que auxiliem na identificação e prisão dos autores. As ações conjuntas entre as polícias paulistas no local resultaram na queda de 17,4% dos furtos, nos cinco primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período de 2023. Somado a isso, 920 infratores foram presos e apreendidos, sendo 66 deles especificamente pela prática de roubos e furtos na cidade”.