Pesquisadora cubana é recebida pelo presidente Damasceno e se emociona ao ser homenageada

por Ramon publicado 11/12/2018 15h10, última modificação 12/12/2018 15h33
Professora doutora Nancy Chacón Arteaga, da Universidade Enrique José, de Havana, esteve na Câmara acompanhada pelo professor doutor Alonso Bezerra de Carvalho

Momento da homenagem para a educadora de Cuba, Nancy Arteaga

A professora doutora Nancy Chacón Arteaga, docente titular da Universidade Pedagógica Enrique José, de Havana, capital de Cuba, compareceu à sala da presidência da Câmara Municipal de Marília no dia 5 de dezembro, quando foi homenageada pela edilidade com o certificado de Visitante Ilustre. Acompanhada pelo professor doutor Alonso Bezerra de Carvalho, a pesquisadora cubana se emocionou ao ser condecorada com o título. “Esta é a minha primeira visita ao Brasil e ser homenageada pela cidade de Marília muito me emociona, realmente é uma grande honra”, salientou. A estudiosa desenvolverá projetos científicos em convênio com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde leciona o professor doutor Alonso Bezerra de Carvalho. “Para a universidade, sobretudo para a Unesp, a presença da professora doutora Nancy é motivo de esperança, principalmente para a construção de laços pessoais, acadêmicos e institucionais, visando o aprofundamento das pesquisas realizadas em pós-graduação na área da Educação. Nesta interação, ocorrerá o compartilhamento de ideias, mas também de projetos”, salientou Alonso.

A pesquisadora cubana concedeu entrevista para a TV Câmara e assessoria de imprensa do Poder Legislativo logo após ser homenageada com o certificado de Visitante Ilustre. Respondendo a entrevista em espanhol, a docente universitária informou que a cooperação científica entre a Universidade Enrique José, de Cuba, e a Unesp, do Brasil, entra em sua fase inicial. “E o doutor Alonso Bezerra, daqui de Marília, teve esta iniciativa de agregar os nossos esforços para poder desenvolver estudos científicos conjuntos. Pensamos em desenvolver estudos comparados para a formação dos profissionais da Educação, no caso os docentes, tanto em Marília, com em Havana, onde desenvolve o meu trabalho”, considerou.

O presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Damasceno (PSDB), e o vereador Marcos Custódio (PSC), entregaram o certificado para a visitante internacional e destacaram a valiosa presença na Câmara de Marília de pesquisadora renomada e reconhecida educadora universitária.

“A professora Nancy estará transmitindo toda sua experiência para os nossos acadêmicos, inclusive aos profissionais da Educação que cursam pós-graduação, como mestres e doutores. Por isso é motivo de muita honra estar recebendo a educadora em nossa Casa de Leis e prestar esta justa e merecida homenagem para quem tanto se dedica ao ensino de qualidade”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Damasceno.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília: