Presidente da Câmara Delegado Damasceno discursa durante a abertura do 64º Undokai

por Ramon publicado 02/05/2018 11h55, última modificação 02/05/2018 12h07
Gincana da Associação Okinawa de Marília reuniu 4 mil pessoas e teve as presenças dos vereadores Marcos Rezende e José Luiz Queiroz
Presidente da Câmara Delegado Damasceno  discursa durante a abertura do 64º Undokai

O presidente da Câmara, Delegado Damasceno, e os vereadores Rezende e Queiroz durante a abertura do 64º Undokai

O presidente do Poder Legislativo de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), foi uma das autoridades a discursar durante a abertura da 64ª edição do Undokai, a gincana tradicional da colônia japonesa organizada pela Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília. As provas, que envolveram pessoas de todas as idades, aconteceram durante o feriado de 1º de maio, data dedicada ao Dia do Trabalho, na sede do Nikkey Clube de Marília e começaram pela manhã. As competições divertidas ocorreram ao longo do dia e despertaram tanto a criatividade, quanto os esforços físicos dos participantes.

Delegado Damasceno discursa na abertura do 64º Undokai

Ao utilizar a palavra, na abertura, o presidente da Câmara Municipal de Marília saudou as autoridades presentes, ressaltando os vereadores Marcos Rezende (PSD), vice-presidente do Legislativo, e José Luiz Queiroz (PSDB), segundo-vice-presidente da Mesa Diretora. Também destacou as presenças do secretário municipal de Cultura, André Gomes – que na oportunidade representou o prefeito municipal, Daniel Alonso (PSDB) – e diretores da Associação Okinawa de Marília, na pessoa do presidente José Roberto Tukasan, o Beto Tukasan. “Quero destacar a capacidade de trabalho da comunidade japonesa, os exemplos dos primeiros imigrantes que, numa terra estrangeira, não tiveram medo e nem se acovardaram, mas tiveram sim muita coragem e muita determinação. Com capacidade de trabalho e honra, venceram”, afirmou.

O vereador Marcos Rezende (PSD) também discursou na solenidade de abertura. Rezende, na ocasião, falou em nome do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), que por compromissos agendados anteriormente não pôde comparecer na abertura do 64º Undokai de Marília. “O deputado Ihoshi nos pede para que deixemos um abraço e uma mensagem de muito carinho para todas as famílias presentes nesta gincana tradicional”, frisou.

Autoridades durante o 64º Undoaki em Marília

Delegado Damasceno, Rezende e José Luiz Queiroz participaram da gincana cultural. Os três vereadores disputaram a Prova das Autoridades, corrida de 100 metros com todas as autoridades presentes, incluindo as lideranças da colônia japonesa e o ex-vereador Nelson Mora (PSD). A  prova foi vencida pelo presidente da Câmara, Delegado Damasceno.

De acordo com os organizadores, cerca de 4 mil pessoas participaram do evento. Na avaliação do vereador José Luiz Queiroz (PSDB) o grande recado do Undokai é justamente aliar a alegria com a confraternização das famílias, mas sem esquecer a necessidade de movimentar-se para manter uma vida saudável.  “Gostaria de parabenizar os organizadores do 64º Undokai, que mais uma vez proporcionaram uma programação tradicional da colônia japonesa e que trouxe a atividade física para o nosso cotidiano”.