Presidente e vereadores ressaltam o avanço do desenvolvimento com início da ETE Barbosa

por Ramon publicado 19/12/2019 09h52, última modificação 19/12/2019 09h52
Com acionamento das bombas da estação de tratamento, 70% de toda a produção de esgoto de Marília é tratada despoluindo rios e nascentes

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), e membros da Mesa-Diretora, incluindo o vice-presidente Cícero do Ceasa (PV), primeiro-secretário Evandro Galete (Podemos) e o segundo-secretário João do Bar (PHS) prestigiaram na terça-feira, dia 17, o acionamento das bombas da estação de tratamento de esgoto (ETE) Barbosa, responsável por purificar e limpar os resíduos líquidos produzidos por 85 mil habitantes de Marília, moradores das regiões central e bairros da zona Sul. A vereadora Professora Daniela (PL), terceira-secretária da Mesa, esteve representada pelo seu esposo, o jornalista Marcos D’ávila. A capacidade de tratamento é surpreendente, chegando a 416 litros de esgoto por segundo. O acionamento das bombas da ETE Barbosa contou com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, que realizou também ampla cobertura do início das atividades da estação.

“Marília está dando um avanço em vários setores, mas principalmente na qualidade de vida das nossas famílias e da nossa população, que são os bens maiores de um Município. O governo Daniel Alonso comprova sua eficiência administrativa e, além de concluir 70% das obras de afastamento e tratamento de esgoto, assina a ordem de serviço para que a Replan, responsável pelas duas primeiras estações, dê início à terceira estação de tratamento e, dentro dos próximos meses, chegarmos a 100% de tratamento”, comentou o presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende.

O vice-presidente da Câmara, vereador Cícero do Ceasa, observou que Marília terá um salto em investimentos, inclusive fortalecendo o potencial das indústrias aqui instaladas. “A qualidade de vida da população está mais uma vez garantida, porque com o tratamento de esgoto várias doenças são exterminadas e quem ganha com isso são os moradores de Marília”, disse.

O primeiro-secretário Evandro Galete ressaltou o orgulho de ser mariliense e poder estar na atual Legislatura que deu condições para a administração municipal retomar e avançar na chamada Obra do Século. “Sabemos o quanto a Câmara e os vereadores foram importantes para esta realização”. O prefeito Daniel Alonso reconheceu os esforços dos vereadores e agradeceu o apoio. “Saúde, meio ambiente e a economia ganham com esta obra. Realmente trata-se de um dia histórico para toda a nossa gente”, afirmou. Para o segundo-secretário João do Bar o prosseguimento da obra, com a ordem de serviço para a construção da ETE Palmital, representa a seriedade e os esforços da atual gestão em assegurar o crescimento sustentável de Marília. “Nossa cidade está vivendo um novo momento e ficamos felizes por acompanhar e apoiar todo este progresso”, frisou.

A estação do Barbosa é formada por seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 120 metros de comprimento por 90 metros de largura cada. São quatro lagoas de decantação. Para a retomada da obra de afastamento e tratamento de esgoto, a Prefeitura de Marília e o Governo Federal investiram R$ 88 milhões para a construção das três bacias. O valor corresponde a 56% menor do que tinha sido orçado no passado.