Presidente Marcos Rezende visita ONG e frisa relevância social e ambiental da coleta seletiva

por Ramon publicado 29/01/2019 17h20, última modificação 29/01/2019 17h20
Iniciativa Recicla Marília oferece oportunidade de trabalho e reinserção social para 21 pessoas. Projeto conquista prensa que auxiliará nos trabalhos

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende, defendeu o papel ambiental dos catadores de recicláveis

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), realizou na semana passada visita ao projeto Recicla Marília, localizado no bairro Jânio Quadros. A iniciativa oferece oportunidade de trabalho para 21 recicladores, além de desenvolver trabalho de reinserção social através de acompanhamento psicológico. “Cerca de dois anos, quando tivemos a oportunidade de apresentar o projeto de Lei que tornou a ONG Recicla Marília como entidade de utilidade pública, estivemos aqui e agora retornamos e posso afirmar que a iniciativa vem num processo de desenvolvimento. Também vem realizando um processo de busca por alternativas, justamente para cooperar com a implantação da coleta seletiva em nossa cidade”, considerou o presidente do Poder Legislativo de Marília.

A Recicla Marília conquistou, através de um comodato com a Coopercop, a Cooperativa Regional de Catadores do Oeste Paulista, que congrega mais de 30 associações de recicladores desta região do Estado, uma prensa. Equipamento, conforme explicou o geógrafo e analista ambiental Bruno Martelato, permitirá maior valor agregado aos produtos recolhidos pelos recicladores. “Assim, em alguns casos, o poder de ganho dos catadores, após a seleção e prensagem, poderá ser 60% maior do que é hoje”, disse. O novo equipamento permitirá também novos mercados e chegar até novos clientes, como aparas e outros estabelecimentos que adquirem reciclados. Avaliada em aproximadamente R$ 40 mil, a prensa atenderá a demanda da Recicla Marília, que mensalmente recolhe até sete toneladas de materiais.

“O foco nosso é a zona Norte e queremos contribuir para que seja implantada a coleta seletiva no bairro Jânio Quadros, onde estamos instalados”, comentou o presidente da Recicla Marília, Márcio Tobé.

Além da coleta seletiva, a ONG coopera para o enfrentamento da vulnerabilidade social dos catadores, muitos sofrem quadros de dependência e desagregação familiar. “Através de um trabalho, inclusive psicológico, estamos auxiliando a reinserção social dos cooperados”, salientou o psicólogo Reginaldo Santana, que atende os catadores da ONG.

O presidente Marcos Rezende lembrou que benfeitores de Marília doaram um veículo para auxiliar nos trabalhos da ONG. “A comunidade de nossa cidade, que é solidária, está esperando pela coleta seletiva. As pessoas desejam muito participar deste processo, aliás um caminho importante para a sustentabilidade. Os bairros desejam participar de um trabalho neste sentido, mas é necessário que todos sejam orientados. Por isso é de fundamental importância que o Poder Público faça esta orientação. Aliás, a Câmara Municipal, através dos vereadores, já aprovou requerimentos solicitando a implantação da coleta seletiva em Marília”, finalizou.