Professora Daniela reitera defesa dos trabalhadores da limpeza e solicita distribuição de EPIs

por Thais Helena Iatecola publicado 21/02/2025 15h03, última modificação 21/02/2025 15h03
Professora Daniela reitera defesa dos trabalhadores da limpeza e solicita distribuição de EPIs

Vereadora Professora Daniela com coletor; parlamentar solicita equipamentos para proteção dos trabalhadores (Foto: Divulgação/Câmara)

A vereadora Professora Daniela (PL) desde o seu primeiro mandato tem sido uma voz ativa na defesa dos direitos dos trabalhadores da limpeza urbana, incluindo a reivindicação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para proteger os coletores de ferimentos causados por vidros descartados incorretamente.

A parlamentar apresentou diversas indicações e requerimentos na Câmara Municipal de Marília, solicitando ao Executivo Municipal a implementação de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores. Em seus mandatos anteriores, Professora Daniela tem insistido na necessidade de que a prefeitura forneça aos coletores EPIs adequados e que ofereçam proteção eficaz contra cortes e outros ferimentos, como luvas resistentes, botas de segurança e aventais.

Também vem propondo a realização de campanhas de conscientização para alertar a população sobre a importância de descartar o vidro de forma correta, evitando acidentes com os trabalhadores. Outra frente de trabalho da Professora Daniela, servidora de carreira na Prefeitura de Marília, é a fiscalização mais rigorosa para garantir que as empresas de coleta de lixo cumpram as normas de segurança e forneçam os EPIs necessários aos seus funcionários terceirizados.

“A segurança dos servidores é uma questão de saúde pública e de respeito aos trabalhadores que prestam um serviço essencial à comunidade. A Prefeitura de Marília deve investir em medidas que garantam a integridade física e a segurança dos coletores, que são constantemente expostos a riscos no exercício de suas funções”, disse.