Sessão ordinária é transferida para o dia 22 e terá cinco projetos na pauta
Câmara de Marília transfere sessão ordinária para a terça-feira, dia 22, em razão do feriado de Tiradentes; cinco projetos na pauta (Foto: Wilson Ruiz)
Transferida para terça-feira, dia 22, em razão do feriado de Tiradentes (21), a sessão ordinária da Câmara de Marília terá cinco projetos na Ordem do Dia, além das indicações e requerimentos. São três propostas do Executivo, sendo a primeira o projeto de lei 41/2025, que dispõe sobre o programa “Bombeiro na Escola”, que será desenvolvido nas unidades da rede municipal com alunos do ensino fundamental nos anos iniciais.
Conforme a prefeitura, entre as diretrizes do programa estão promover a orientação sobre como agir em casos de iminente perigo e se prevenir de acidentes domésticos e educar e capacitar alunos para identificarem situações de risco e como evitá-las, tornando-os agentes transformadores nos ambientes em que estão inseridos. O programa será executado preferencialmente com o apoio do Corpo de Bombeiros e poderão ser realizados cursos, eventos e seminários.
O segundo item na Ordem do Dia dispõe sobre a instituição do projeto “Brasinha” nas escolas da rede de ensino do município. De número 42/2015, a proposta do Executivo tem como objetivo promover a educação preventiva e a conscientização de crianças sobre situações de risco e medidas de segurança preferencialmente nas unidades da educação infantil dois.
Na sequência, os vereadores votam o projeto de lei 51/2025, que autoriza a prefeitura a abrir créditos adicionais suplementares e especiais no Orçamento do município, utilizando recursos próprios, estaduais e federais. O crédito adicional será destinado para o custeio de ações relacionadas às macroatividades da Vigilância Socioassistencial, para benefícios eventuais e cofinanciamento dos serviços de proteção social especial de alta complexidade, e fechamento perimetral em gradil da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Pingo de Gente e adiantamento de despesas vinculado à Secretaria de Tecnologia e Inovação.
O quarto projeto de lei na pauta da sessão ordinária é o 36/2025, de autoria da vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD), denominando Praça José Arnaldo Lazarini o sistema de lazer entre as ruas Nair Ribeiro dos Santos, Miguel Molinari e Olímpia Raspante, em frente ao Residencial Altos dos Palmital, compreendendo parte da quadra três, do bairro Altos do Palmital. O homenageado é um dos fundadores da Imobiliária União e, segundo a autora da proposta, foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento exponencial da cidade por conta de sua atuação como corretor de imóveis e de negócios imobiliários, desenvolvendo bairros e empreendimentos verticais.
O quinto e último item na Ordem do Dia é o projeto de lei 39/2025, do presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB). A proposta é para que seja denominada Praça Sônia de Souza Mazeto o sistema de lazer entre as ruas dos Cristais e Antônio Molica e avenidas dos Diamantes e dos Rubis, integrante de parte da quadra 67, do bairro Jardim Maria Izabel Prolongamento. A homenageada foi professora primária, presidente da Loja Maçônica Feminina Alpha de Marília e dedicou-se à benemerência trabalhando em eventos filantrópicos. Sônia era casada com o juiz de direito Décio Divanir Mazeto, com quem teve os filhos Marcelo, Luciano e Cristiano. Ela faleceu em 20 de agosto de 2021, aos 72 anos.
A sessão tem transmissão, ao vivo, a partir das 17h, da TV Câmara, sinal aberto pelo canal 31.2, e TV a cabo, no canal 21. Também é possível acompanhar pela internet, no Facebook e no Youtube da Câmara Municipal de Marília.