Terceira edição da ‘Caminhada pela Conscientização do Autismo’ tem grande adesão

por Thais Helena Iatecola publicado 15/04/2025 13h41, última modificação 15/04/2025 13h41
Terceira edição da ‘Caminhada pela Conscientização do Autismo’ tem grande adesão

Terceira edição da caminhada foi considerada um sucesso; lei tem autoria da vereadora Vânia Ramos (Foto: Divulgação/Câmara)

A terceira edição da “Caminhada pela Conscientização do Autismo” mobilizou grande número de participantes na manhã do último sábado, dia 12. O trajeto da caminhada teve início pela rua Nove de Julho, em frente ao Shopping Atenas, e seguiu pela rua São Luiz até a Biblioteca Municipal, onde ocorreu uma roda de conversa.

A ação foi incluída no calendário de eventos do município por meio da Lei 9.067/23, de autoria da vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que participa da caminhada desde a primeira edição. “A cidade se uniu mais uma vez em um gesto de amor, empatia e transformação. A 3ª Caminhada pela Conscientização do Autismo reuniu famílias, profissionais e apoiadores em um momento de grande significado”, destaca a vereadora.

A caminhada contou com a presença especial de representantes da Clínica Ampliar, do Grupo de Mães Amandim, Fortes e Corajosas, e da Secretaria Municipal da Saúde, representada pela secretária Paloma Libânio e equipe de servidores. O tema da ação deste ano foi “Informação gera empatia. Empatia gera respeito”.

“Quando falamos sobre o autismo com clareza, acolhimento e responsabilidade, abrimos caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva. E é justamente com esse propósito que esta iniciativa se tornou lei em nosso município, por meio de um projeto de minha autoria. Foi emocionante ver tantas mãos dadas por essa causa tão nobre. Cada passo que damos juntos fortalece a rede de apoio, a escuta e o respeito às pessoas com TEA [Transtorno do Espectro Autista] e suas famílias. Seguimos firmes levando informação, promovendo empatia e construindo pontes onde antes existiam muros”, conclui Vânia Ramos.

 

Concentração ocorreu na rua Nove de Julho; conscientização sobre o autismo (Foto: Divulgação/Câmara)