Vereador Coraíni homenageia William Nava e Museu de Paleontologia completa 15 anos

por Ramon publicado 25/11/2019 17h25, última modificação 25/11/2019 17h46

Nesta segunda-feira o Museu de Paleontologia de Marília completa 15 anos de atividades ininterruptas e o paleontólogo William Nava, pesquisador e administrador do museu, receberá das mãos do Vereador Mário Coraíni Jr o Certificado de Votos de Congratulações pela data comemorativa.

O Requerimento nº 1436/2019 de autoria do vereador foi aprovado em sessão por unanimidade e marca a trajetória de um dos principais pesquisadores científicos do Brasil, com reconhecimento internacional e várias publicações científicas que abordam as descobertas realizadas em sítios de pesquisa de Marília e região.

Segundo explica Willian Nava o museu local já recebeu visitantes de mais de 3.000 cidades brasileiras e de todos os estados brasileiros. Segundo os registros de visitantes do museu, durante este período, conta também com a importante marca de visitantes de mais de 90 países o que contribui certamente para sua maior divulgação em todos os meios de comunicação.

Para Marília o Museu de Paleontologia representa um dos principais cartões de visitas da cidade, sendo o acervo de fósseis considerado um importante centro de pesquisas científicas. Neste sentido o museu conta com parcerias com o Museu de História Natural de Los Angeles (EUA) e com o Museu Argentino de Ciências Naturais, em Buenos Aires, o que têm permitido a troca de experiências e a presença de renomados pesquisadores em nossa cidade.

Nava também destaca as parcerias com a Universidade Nacional de Brasília (UNB) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dois importantes centros de pesquisa que contribuem para os trabalhos de preparação e identificação dos fósseis encontrados aqui na região, sendo que todos os estudos geram novas publicações científicas em nível nacional e internacional.

Constituindo-se como a principal vitrine para o turismo de lazer e cultural na cidade, a história do paleontólogo William Nava e suas incansáveis pesquisas inspiraram o novelista Walcyr Carrasco a escrever um dos seus maiores sucessos na TV Brasileira, a novela Morde & Assopra que teve boa parte das cenas gravadas na região de Marília.

Com grande expectativa Nava ainda aguarda a publicação especial que está sendo elaborada pelo Jornal O Estado de São Paulo e que vai mostrar os principais museus paulistas que guardam fósseis de dinossauros. A reportagem está sob a responsabilidade do experiente repórter José Maria Tomazela que já visitou a cidade e por dois dias colheu informações, fotografou peças do acervo e visitou sítio de pesquisa na companhia de Nava.

Por estas razões e por inúmeras pautas positivas que o Museu de Paleontologia de Marília já nos proporcionou, o vereador cumprimenta o paleontólogo William Nava e presta justa homenagem em nome da Câmara Municipal. O Certificado será entregue no início da sessão ordinária desta segunda-feira (25/11).