Vereador Danilo da Saúde apoia servidores e cobra promessas do prefeito

por Ramon publicado 02/04/2019 11h16, última modificação 02/04/2019 11h16
“Os servidores estão indignados e classificaram como indecente a proposta do prefeito Daniel", declarou o 2º-vice-presidente da Câmara Municipal de Marília
Vereador Danilo da Saúde apoia servidores e cobra promessas do prefeito

"É nítida a incoerência entre o que é dito e o que é feito, os servidores não acreditam mais nesse governo”, informou o vereador Danilo da Saúde

Foi realizada na terça-feira da semana passada, assembleia geral com servidores públicos do município para deliberação da contraproposta de reajuste apresentada pela equipe do governo Daniel Alonso PSDB. O sindicato dos servidores protocolou pedido de reposição das perdas inflacionárias não repassadas durante a gestão Daniel Alonso, que correspondem a 8%, mais 2% de aumento real, totalizando 10%; além do pedido de equiparação do vale alimentação, no valor de R$ 496,00, recebido pelos servidores efetivos da Câmara Municipal. O vereador Danilo da Saúde PSB participou do encontro, com cerca de 300 servidores que representaram as diversas secretarias do município. “Os servidores estão indignados e classificaram como indecente a proposta do prefeito Daniel, que sequer compareceu as reuniões de negociação com o sindicato. O prefeito assumiu compromissos com os servidores na campanha eleitoral, que o apoiaram acreditando que honraria a palavra, porém é o terceiro ano do seu governo e até o momento não houve a valorização prometida. Pelo contrário, houve gastos milionários com a terceirização de serviços, diversos novos cargos comissionados foram criados contrariando o que o prefeito assumiu publicamente, e pior, tirou o auxilio alimentação dos aposentados, cortou horas extras, cancelou o plano de carreira, entre outras medidas prejudiciais aos servidores”, disse o vereador Danilo, que também é servidor concursado do município.

O prefeito Daniel Alonso pela segunda vez não compareceu a reunião com a diretoria do sindicato dos servidores, e enviou representantes que apresentaram proposta de 3% de aumento salarial e R$ 30,00 para o vale alimentação. A assembléia dos servidores recusou a proposta, e através de votação decidiram entrar em estado de greve, além de aprovar mobilização na sessão da câmara do dia 1º de abril e no desfile cívico em comemoração do aniversário da cidade no dia 04, com entrega de carta aberta à população. “Percebo que acabou a paciência dos servidores. O discurso do governo Daniel é muito diferente da prática. Disse que não tem dinheiro para melhorar o salário dos servidores mas cria novos cargos comissionados com impacto de quase 2 milhões no orçamento. Assumiu que enviaria novo plano de carreira para a câmara em 90 dias e já se passaram mais de 2 anos. Falou que ia valorizar os servidores mas continua terceirizando serviços, somente as oficinas e abastecimento de veículos oficiais vai consumir somente esse ano quase 10 milhões de reais. Ofereceu somente 3% aos servidores mas concordou em aumentar seu próprio salário em 16%. É nítida a incoerência entre o que é dito e o que é feito, os servidores não acreditam mais nesse governo”, informou o vereador Danilo da Saúde.

Segundo informado pela diretoria do sindicato dos servidores, caso o prefeito não compareça à próxima reunião agendada para o dia 2 de abril, com proposta que pelo menos reponha as perdas não repassadas pelo seu próprio governo, algo em torno de 8%, é muito provável o início de nova greve no município. “Os servidores que cumprem com suas obrigações, cuidando da cidade e atendendo a população muitas vezes sem as condições necessárias, estão se sentindo traídos. Nesses dois anos do governo Daniel Alonso, receberam apenas 2% e 3%, respectivamente. Somente neste ano o prefeito subiu o IPTU em 10%, a água 10% e a passagem do circular 27%, mas para os servidores ofereceu apenas 3%. Sem falar nos aposentados que contribuíram a vida toda com o município, perderam R$ 300,00 de auxílio alimentação, perderam a Unimed, e passam por dificuldades para sobreviver. Na campanha o prefeito disse para os servidores cuidarem da cidade que ele cuidaria dos servidores. No fim o prefeito não esta cuidando nem da cidade e nem dos servidores.”, concluiu o vereador Danilo da Saúde.