Vereador Galdino da Unimar solicita estruturação de via para garantir segurança e acessibilidade à comunidade

por Thais Helena Iatecola publicado 12/02/2025 16h14, última modificação 12/02/2025 16h14
Vereador Galdino da Unimar solicita estruturação de via para garantir segurança e acessibilidade à comunidade

Vereador Professor Galdino da Unimar defende aprovação de requerimento na última sessão ordinária da Câmara de Marília (Foto: Divulgação/Câmara)

O vereador Galdino Luiz Ramos Junior, o Professor Galdino da Unimar (Cidadania), apresentou requerimento na última sessão ordinária da Câmara que solicita ao prefeito Vinícius Camarinha (PSDB) a viabilidade de transformar a passagem que interliga as ruas Antônio Reginato e Álvaro Gradin em uma via pública devidamente estruturada. Atualmente, o local está sinalizado como continuação da rua Dr. Mário de Araújo Coriolano, mas a passagem é utilizada diariamente por moradores dos bairros Jardim Universitário e Parque das Vivendas, incluindo crianças atendidas pelo Projeto Semear, localizado na região.

Em sua fala na tribuna, o vereador ressaltou a importância do projeto não apenas do ponto de vista estrutural, mas também educacional, ao mencionar o impacto positivo que essa melhoria pode ter no Projeto Semear, uma iniciativa que atende crianças em situação de vulnerabilidade na cidade. "Esse requerimento que faço é para a gente pensar um pouco sobre educação. Mas o pedido é para fazer um asfaltamento, e o que isso tem a ver com educação? Tudo! Nessa região, nós temos ali o famoso Projeto Semear, uma ONG que, desde 2011, faz um trabalho de excelência na cidade de Marília", destacou.

O vereador ainda explicou que o projeto atende atualmente 115 crianças, oferecendo atividades como inglês, jiu-jitsu, musicalização, pintura em tecido, teatro, inclusão digital e balé, além de garantir alimentação e materiais escolares para os atendidos. Ele destacou que a educação é um direito fundamental previsto na Constituição e que a sociedade também deve contribuir para garantir melhores condições para que crianças e adolescentes possam estudar e se desenvolver. "Educação está prevista na Constituição Federal como direito fundamental do artigo 205 a 209, tão maltratada ultimamente, e estabelece que é direito de todos, dever do Estado. Mas também que esse direito e esse dever têm que ser exercido em comunhão com a sociedade, por também propiciar alternativas muitas vezes ao Estado", explicou.

Ainda durante sua fala na tribuna, o vereador explicou a importância da passagem, que é usada pelas crianças e jovens atendidos no projeto, diariamente, e por muitas vezes no período noturno, sendo um local que carece de infraestrutura básica, como iluminação pública, pavimentação asfáltica, calçadas, sinalização, barreiras de proteção e sistema de drenagem de águas pluviais. “A ausência dessas melhorias torna o local propício ao abrigo de animais peçonhentos e aumenta a vulnerabilidade dos transeuntes a possíveis delitos. É preciso criarmos uma área verde adjacente, a qual poderia ser adaptada para a criação de uma praça ou espaço de convivência, atendendo à demanda dos moradores por ambientes públicos de lazer e interação social”, reforça.

A proposta foi aprovada por todos os vereadores e, agora, aguarda a análise do Executivo Municipal e dos órgãos competentes para a avaliação de sua viabilidade técnica e orçamentária.