Vereador José Luiz Queiroz cria índice de avaliação da gestão municipal em Marília

por Ramon publicado 19/02/2020 12h05, última modificação 19/02/2020 12h05
Projeto de Lei do parlamentar mariliense estabelece método de avaliação, que inclui questionário sobre o acesso dos cidadãos aos serviços públicos

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão ordinária realizada em 10 de fevereiro o projeto de Lei proposto pelo vereador José Luiz Queiroz (PSDB), que cria índice para avaliar o desempenho da gestão municipal ao longo dos anos. A matéria segue para o Poder Executivo para ser sancionada e transformada em Lei. Conforme informou Zé Luiz Queiroz, o indicador será útil para analisar avanços e/ou retrocessos verificados no decorrer dos anos, de acordo com a percepção da população. O objetivo é “medir” a satisfação e o acesso dos marilienses às políticas públicas, programas e serviços prestados pelo município. “A melhor forma de construir políticas públicas que beneficiem a população é saber do que as pessoas precisam. Para tanto, é fundamental saber a opinião do mariliense. A criação deste índice de avaliação, além de inovador, norteará todas as gestões municipais. Importante destacar que, em nenhum momento, será avaliada a pessoa do prefeito, mas somente a gestão e a qualidade de vida na cidade”, explicou Queiroz.

Para criar o método de avaliação, segundo estabeleceu a matéria legislativa de Queiroz, a Prefeitura Municipal de Marília precisará fornecer um questionário. Este questionário deverá ser desenvolvido de acordo com metodologias científicas de levantamento de informações.

O levantamento avaliará a opinião do cidadão sobre o acesso aos serviços públicos, atribuindo nota aos principais serviços oferecidos pela administração, incluindo saúde, educação, transporte, segurança pública, conservação da cidade, situação das ruas, praças, canteiros, iluminação pública, eventos culturais, dentre outros. Além de atribuir nota para o atendimento dos servidores públicos e de autoavaliação da população em geral, mediante lista no questionário, com itens e as respectivas notas.

Para agilizar e dar segurança ao processo, o questionário poderá ser disponibilizado no site da Prefeitura ou por meio de aplicativo de celular.

“Meu objetivo, como vereador, é fazer Leis inteligentes para a cidade, que tragam maior eficiência e transparência à gestão pública municipal e que estejam de acordo com as necessidades das pessoas que moram em Marília. Hoje em dia quase todo mundo tem celular com acesso à internet. Então por que não usar a tecnologia a favor da gestão e, principalmente, para melhorar a vida das pessoas?”, concluiu o vereador Zé Luiz Queiroz.