Vereador Zé Luiz Queiroz cobra Plano de Mobilidade Urbana desde o início do mandato

por Ramon publicado 04/06/2019 12h10, última modificação 04/06/2019 12h10
"Cadê a ciclovia?", questiona o 4º-secretário da Mesa Diretora do Poder Legislativo de Marília

“Tenho cobrado da Prefeitura explicações para a demora na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana", afirmou o vereador Zé Luiz Queiroz

Marília foi surpreendida com um trágico acontecimento. No final da tarde do domingo, 19 de maio, um ciclista faleceu após ser atropelado na Avenida República, próximo ao Distrito de Padre Nóbrega.

Com a falta de ciclovias e ciclofaixas, ciclistas são obrigados a trafegar ao lado de carros, motos e caminhões, gerando grande risco de atropelamentos. Para resolver o problema, o município precisa elaborar e pôr em prática o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O documento deve conter todas as diretrizes para a criação de meios seguros para o trânsito de veículos, bicicletas e pedestres.

Este é um dos focos do mandato do vereador Zé Luiz Queiroz (PSDB). Desde que assumiu uma cadeira no Legislativo mariliense, o edil tem cobrado providências da Prefeitura.

Por meio do Requerimento nº 461/2017, Zé Luiz solicitou informações sobre a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável, o qual consta no Plano Diretor do Município. O objetivo deste Plano é desenvolver ações estruturais para que Marília cresça de forma organizada.

Na resposta, a Prefeitura informou que a elaboração do plano dependia da contratação de uma Consultoria Técnica. O documento também afirma que o Plano deveria ser executado “em caráter de urgência devido à proximidade do vencimento do prazo para a entrega em Abril de 2019 para que o município não seja prejudicado no recebimento de verbas para infraestrutura e mobilidade urbana”. Porém, até o momento, não há informações sobre as providências adotadas para a confecção do Plano.

No ano passado, Zé Luiz fez mais dois pedidos de informações ao Executivo. Os Requerimentos nº 585/2018 e nº 1.132/2018 solicitaram informações sobre a revisão do Plano Diretor e do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, respectivamente. Novamente foi informado sobre a necessidade da contratação de empresa para a execução do Plano Viário.

Em 2019, novamente o vereador pediu explicações sobre o estágio atual da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Porém o Requerimento nº 249/2019 ainda não foi respondido.

“Tenho cobrado da Prefeitura explicações para a demora na revisão do Plano Diretor e na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Marília possui diversos gargalos no trânsito e a situação piora porque as ruas são estreitas, dificultando ainda mais a passagem de veículos e ciclistas. Uma das soluções é a construção de ciclovias para diminuir congestionamentos e facilitar o transporte individual. Essas medidas são urgentes e necessárias para evitar mais mortes”, falou Zé Luiz.