Vereador Zé Luiz Queiroz quer criar índice de avaliação de desempenho

por Ramon publicado 23/10/2019 16h21, última modificação 23/10/2019 16h21

Aprovado como objeto de deliberação na última sessão da Câmara (30), o Projeto de Lei nº 118/2019, proposto pelo vereador Zé Luiz Queiroz (PSDB), cria um índice para avaliar o desempenho da gestão da cidade ao longo dos anos. O objetivo é “medir” a satisfação e o acesso dos marilienses às políticas públicas, programas e serviços prestados pelo município. Agora a matéria voltará à pauta para ser votada pelos vereadores. Após a aprovação final, pode se tornar lei.

Segundo o projeto, para criar o método de avaliação, a Prefeitura deverá fornecer um questionário a ser desenvolvido seguindo metodologias científicas de levantamento de informações. O levantamento deverá avaliar a opinião do munícipe sobre o acesso aos serviços públicos, atribuindo nota para os principais serviços oferecidos pela administração, tais como: saúde, educação, transporte, segurança pública, conservação da cidade, tal como a situação das ruas, praças, canteiros, iluminação pública, eventos culturais, dentre outros que se mostrarem pertinentes, além de atribuir nota para o atendimento dos servidores públicos e nota de autoavaliação da população em geral, mediante uma lista predeterminada que componha o questionário, com itens e as respectivas notas.

Para o vereador Zé Luiz Queiroz, “o indicador será útil para analisar os avanços e/ou retrocessos verificados ao longo dos anos, de acordo com a percepção da população. É importante destacar que em nenhum momento será avaliada a pessoa do prefeito, mas somente a gestão e a qualidade de vida na cidade”, explicou.

Transparência

Sob a bandeira da transparência, Zé Luiz propôs diversos Projetos de Lei para facilitar o acesso do mariliense às informações públicas. “Agora sugerimos a criação deste índice com o objetivo de dar maior controle e transparência na gestão dos serviços públicos colocados à disposição da população. Trata-se de um tema de extrema relevância na sociedade atual, pois é crescente o anseio dos munícipes por mais eficiência e transparência no gerenciamento dos serviços públicos”, falou o vereador.