Vereadora Professora Daniela oficializa na presidência da Câmara criação da Bancada Feminina

por Thais Helena Iatecola publicado 15/01/2025 10h35, última modificação 15/01/2025 10h50
Vereadora Professora Daniela oficializa na presidência da Câmara criação da Bancada Feminina

Vereadoras Delegada Rossana Camacho, Vânia Ramos, Professora Daniela e Fabiana Camarinha na solenidade de posse (Foto: Will Rocha/Câmara de Marília)

A vereadora Professora Daniela (PL), vice-presidente da Câmara Municipal de Marília, oficializou na segunda-feira, dia 13 de janeiro de 2025, ao presidente Danilo Bigeschi (PSDB), o Danilo da Saúde, a instituição da Bancada Feminina do Poder Legislativo. Inspirada no modelo de representação existente na Câmara dos Deputados, a parlamentar municipal destacou que as eleições municipais de outubro de 2024 em Marília comprovaram o quanto a população e os eleitores marilienses acreditam e confiam no perfil político das mulheres.

“Quatro vereadoras exercerão nesta Legislatura seus respectivos mandatos. Ciente da relevância da perspectiva da mulher nas decisões da nossa cidade, que tem nome inspirado na musa dos idealizadores da Inconfidência Mineira, e na condição de vice-presidente do Poder Legislativo e única mulher reeleita três vezes para o mandato de vereadora, encaminhei ao presidente Danilo da Saúde ofício solicitando a constituição da Bancada Feminina do Poder Legislativo de Marília”, informou.

Conforme explicou a vereadora Professora Daniela, desde 2013 na Câmara dos Deputados, em Brasília, está vigente a Bancada Feminina. “Trata-se de um agrupamento suprapartidário integrado por todas as deputadas federais em exercício de mandato. De modo que, em Marília, na Câmara Municipal, a bancada passaria a ser composta por todas as vereadoras que foram eleitas para a atual legislatura”, disse. Além da professora Daniela, a 21ª Legislatura da Câmara contará com as vereadoras Fabiana Camarinha (Podemos), Delegada Rossana Camacho (PSD) e Vânia Ramos (Republicanos). “As minhas colegas de Legislativo podem contar com a minha cooperação e com todo o meu auxílio, principalmente em função da minha experiência de duas legislaturas anteriores e por estar vice-presidente neste biênio 2025-2026”, frisou.

“A constituição da Bancada Feminina do Poder Legislativo de Marília vai ao encontro dos anseios da própria população de nossa cidade”, defendeu a vereadora. Segundo a Professora Daniela, as mulheres da cidade vão encontrar neste novo órgão da estrutura da Câmara de Marília o dinamismo para acelerar as pautas e as buscas por soluções para questões que ainda limitam as mulheres. “Também consistirá num espaço para superar as lamentáveis barreiras de gênero que condicionam mães, moças e trabalhadoras a até evitarem a vida pública no exercício de mandatos ou de cargos de lideranças”, concluiu.