Vereadores acompanham apresentação dos programas ‘Apadrinhamento’ e ‘Família Acolhedora’

por Thais Helena Iatecola publicado 10/04/2025 09h16, última modificação 10/04/2025 09h16
Vereadores acompanham apresentação dos programas ‘Apadrinhamento’ e ‘Família Acolhedora’

Presidente do Legislativo com Delegado Damasceno e Professor Galdino ao lado das secretárias Sandra Roim (Cidadania) e Paloma Libanio (Saúde)

Os programas “Apadrinhamento” e “Família Acolhedora” foram apresentados esta semana pela prefeitura em solenidade que lotou o Teatro Municipal de Marília e vereadores estiveram presentes, como o presidente da Câmara, Danilo da Saúde (PSDB), que fez parte da mesa de autoridades, Delegado Wilson Damasceno (PL) e Professor Galdino da Unimar (Cidadania). Desenvolvidos numa parceria entre o Poder Judiciário e o Executivo municipal, por meio das secretarias da Cidadania e Saúde, os programas são voltados a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e para o Legislativo são um grande avanço no cuidado com esse público.

“É uma pauta importante, que ficou estagnada nos últimos anos, mas que agora, felizmente, está avançando muito com o novo governo. São programas que farão a diferença, sobretudo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, vítimas da violência e da criminalidade, que vêm de famílias desestruturadas. Iniciamos, junto às secretarias da Cidadania e Saúde e do Judiciário, no começo do ano, uma grande frente de apoio a este trabalho. Os programas vão complementar as ações desenvolvidas pelas entidades assistenciais de Marília, que já fazem um trabalho excepcional nessa área”, destaca o presidente do Legislativo mariliense, o vereador Danilo da Saúde (PSDB).

O presidente lembra ainda que a Casa de Leis está atenta a essas questões e que não tem dúvida que a sinergia de ideias e propostas pelo bem comum fará com que Marília avance significativamente no cuidado com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo um atendimento ainda mais humanizado.

Participaram da solenidade no Teatro Municipal representantes de clubes de serviço, associações e entidades que apoiam crianças, agentes comunitários de saúde, entre outros. O evento contou com as palestras da juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Marília, Thais Feguri Krizanowski Farinelli, que falou sobre o programa “Apadrinhamento”, e da psicóloga especialista em políticas públicas, Janaína Darli Duarte Simão, que tratou do “Família Acolhedora”. O primeiro programa, que já é desenvolvido pelo Judiciário de Marília há um ano, é uma política voltada para crianças e adolescentes que, preferencialmente, estejam em acolhimento de longa permanência, com o intuito de possibilitar a construção de vínculos, convivência familiar e comunitária, bem como a formação de uma rede de apoio. Já o segundo, visa garantir a convivência familiar e comunitária às crianças e adolescentes que necessitem de afastamento temporário do convívio de sua família.

 

Presidente da Câmara integrou a mesa de autoridades durante o lançamento dos programas no Teatro Municipal (Fotos: Wilson Ruiz)